Morre o médico João Candido Ferreira Cunha Pereira aos 94 anos em Curitiba

 Morre o médico João Candido Ferreira Cunha Pereira aos 94 anos em Curitiba
Compartilhe

Dr. João Cândido morre aos 94 anos – Foto: RPC Curitiba

Morreu nesta quarta-feira (15) o médico João Candido Ferreira Cunha Pereira, aos 94 anos, em Curitiba. Ele teve três filhos, três netos e se casou com Cleony Pinto Cunha Pereira em 1956. O velório ocorre na Capela Vaticano e o corpo será sepultado no cemitério municipal São Francisco de Paula, na capital, nesta quinta-feira (16), às 16h.

O médico é irmão do jornalista, advogado e empresário Francisco Cunha Pereira Filho, já falecido, fundador do Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM).

A carreira longeva de João Candido incluiu a graduação, em 1953, pela Faculdade de Medicina da Universidade do Paraná, e especialização em endoscopia per oral na Faculdade Federal de São Paulo.

Em depoimento ao projeto Memórias Paraná, em 2015, ele destacou que, além de carregar o nome do avô, um dos clínicos mais respeitados do estado na época, também escolheu seguir a Medicina. Foi professor na então Universidade do Paraná, na Pontifícia Universidade Católica (PUC) e na Faculdade Evangélica do Paraná.

“Na parte de professor é muito gratificante, como lecionei nas três faculdades, eu vou aos lugares, agora não lembro, porque não frequento tanto esses lugares, mas eu ia e encontrava: ‘Você foi meu professor no ano tal, e aprendi isso e aquilo”, lembrou ao Memórias Paraná.

Ainda na área da saúde, o médico, então diretor do Hospital de Crianças, junto de outros colegas, fundou a associação a partir da qual criou-se o Hospital Pequeno Príncipe.

Também foi presidente do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), membro da Academia de Medicina do Paraná e vice-provedor da Santa. Casa de Misericórdia de Curitiba.

oreporter

Related post