Moradores de FRG podem chegar a Colombo com apenas uma passagem

 Moradores de FRG podem chegar a Colombo com apenas uma passagem
Spread the love

(texto: Banda B)

Com o crescimento das cidades no entorno de Curitiba, a integração no transporte coletivo logo se tornou fundamental entre elas. Foi na década de 1990, com a criação dos chamados ‘ligeirinhos’, que a Rede Integrada de Transporte Coletivo (RIT) começou a ganhar corpo. Hoje, mais de trinta anos depois, é possível sair de Fazenda Rio Grande e ir até Colombo, pagando uma única tarifa.

O processo de integração ocorre principalmente pelos terminais, lugares onde o passageiro pode desembarcar de uma linha e embarcar em outra, sem um novo pagamento. Assim, o usuário pode compor o próprio trajeto para se deslocar por diversos bairros de Curitiba e cidades da região.

A capital paranaense mantém a infraestrutura de transporte da RIT à disposição do Sistema de Transporte Coletivo Metropolitano para integrações físicas tarifárias. O Estado, através da AMEP (Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná), mantém 13 municípios acessando a RIT. De acordo com o presidente da AMEP, Gilson Santos, a integração é uma conquista grande da população de Curitiba e Região Metropolitana.

“A questão da integração melhora o custo ao usuário, na medida em que ele não precisa pagar uma segunda ou até uma terceira tarifa para se deslocar do ponto A para o B. O usuário pode sair de Fazenda Rio Grande pagando uma passagem, parar em qualquer bairro de Curitiba, ou até mesmo ir para outra cidade metropolitana, com um único bilhete sendo descontado“, reforça Gilson.

Outra medida implantada recentemente pode reduzir a necessidade de um espaço físico para integração. É a chamada integração temporal, já bastante utilizada em diversas cidades. “A AMEP implantou a integração temporal no Terminal Guadalupe. O passageiro pode chegar ali e embarcar em outra linha sem precisar pagar uma segunda tarifa, isso em até duas horas.Isso nos ajuda a garantir um sistema robusto e garantir melhorias no deslocamento”, explica.

A URBS, que gerencia o transporte coletivo na cidade de Curitiba, também disponibiliza a integração temporal em diversas linhas e vem ampliando as possibilidades de integração. Na capital, basta ter em mãos o cartão-transporte.

oreporter

Related post