Nova via para Tijucas do Sul: Silvio e Oldair

 Nova via para Tijucas do Sul: Silvio e Oldair
Spread the love

Por: Dayanne Wozhiak

O agricultor Silvio Valoski e o empresário Oldair da Costa (Vainet), de Tijucas do Sul, apresentam seus nomes como pré-candidatos a prefeito e vice, respectivamente, pelo partido União Brasil. Em entrevista ao Café com o Bala, na última quarta-feira (20), a dupla ressaltou que é preciso planejar a cidade para o futuro.

“Tijucas hoje, pra mim, é um carro sem motorista. Ela pode ir pra um lado, pode ir pra outro, mas não há um discernimento. E se você não tem um caminho certo, qualquer destino serve”, aponta o pré-candidato a vice, Oldair.

Os dois destacam que não querem fazer grandes críticas à atual gestão, mas que ainda é possível fazer mais, mantendo bons projetos já existentes e criando outros novos.

“Fui vereador de 2000 a 2008. Pena que na época a gente não tinha muito investimento no município, hoje a gente vê que pode melhorar muito a nossa cidade”, afirma o pré-candidato a prefeito, Silvio. “Vi as dificuldades do município no passado. Hoje vemos a possibilidade de crescimento, a cidade está expandindo. E queremos ver Tijucas cada dia melhor”, continua.

Silvio é agricultor, nascido e criado em Tijucas do Sul. Sua esposa Josiane também já foi vereadora. Como agricultor, ele acredita que é preciso melhorar as estradas do município, para facilitar o escoamento da produção. Por ver de perto as dificuldades, ele garante que agricultura será um dos focos de sua gestão, caso seja eleito.

“Os agricultores são as pessoas que mais têm fé em Deus, porque sem Deus, acho que já teriam desistido. Claro que tem fases boas, mas também tem épocas ruins, [tanto] de preço, [quanto] de vendas, não tem pra quem vender. Mas temos que fortalecer os nossos jovens, incentivar a ficar no campo, porque os mais velhos estão parando e como que vamos alimentar as cidades [no futuro]?”, questiona o agricultor.

Geração de empregos em Tijucas será o foco de Amarildo

Novos empregos

Além da agricultura, eles também pretendem trabalhar para planejar a atração de empresas na cidade. Nesse sentido, Silvio diz que é preciso, primeiramente, ter um espaço adequado para receber os empresários, com energia elétrica e asfalto, por exemplo. A ideia, segundo ele, não é pensar em grandes indústrias no momento, já que essa é uma expectativa ainda distante – mas, sim, pensar em levar pequenas empresas.

Para o pré-candidato a vice, Oldair, esse planejamento é primordial para que, no futuro, não seja mais necessário que os moradores de Tijucas do Sul tenham que se deslocar diariamente para outras cidades em busca do ganha-pão.  Ele acredita que, se forem economizados 2% da arrecadação do município, que é de R$ 100 milhões, já sobra uma boa quantia que pode ser investida no desenvolvimento.

Oldair nasceu no interior do Paraná, mas mora em Tijucas há mais de 30 anos. Ele foi um dos primeiros a levar a internet para o município e, como empresário, também esteve à frente da Acetis – Associação Comercial por três anos. Sua esposa, Lorena Claudino, foi secretária de saúde em Tijucas por oito anos. Seu sogro, João Maria Claudino, foi prefeito por três mandatos. Ele diz que aprendeu muito com os modelos familiares, em especial o sogro que, segundo ele, sempre trabalhou com honestidade.

“A pré-candidatura está lançada e a gente acredita em novos caminhos. Silvio é um empresário forte na área agrícola e eu estou mais no comércio, então a gente conhece a realidade do município. A gente quer que o município avance. Não estamos pleiteando cargos, estamos pleiteando o desenvolvimento da cidade”, conclui Oldair.

oreporter

Related post

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *