Escola João Sperandio ganhará novo prédio e poderá ampliar o atendimento

 Escola João Sperandio ganhará novo prédio e poderá ampliar o atendimento
Spread the love

(texto e imagem: Assessoria)

Dando sequência ao projeto de transformação das unidades de ensino de Araucária, a Prefeitura dessa vez abriu o processo de contratação de empresa para a construção de um novo prédio para a Escola Municipal do Campo João Sperandio, no Rio Abaixinho. Esta obra será em uma área próxima ao prédio atual da unidade e terá o dobro do tamanho de área construída; de 1.480m² para 2.980m². Com espaço mais amplo e moderno, será possível atender a uma demanda de até 432 alunos. Ao lado da nova escola, a Prefeitura vai construir um novo prédio para a unidade de saúde local.

O projeto da nova João Sperandio foi realizado pela equipe da Secretaria de Planejamento (SMPL) e segue o padrão de novas construções já aplicado para os novos prédios das escolas Egipciana e Jacomel. Com três pavimentos, o prédio imponente ganhará destaque na paisagem. Estão previstas 12 salas de aula regulares e mais oito salas para outras atividades, como laboratórios de ciências, informática, artes e matemática.

A biblioteca terá lugar de destaque na fachada e os detalhes foram planejados para que o local estimule a leitura e integração entre os alunos. O estímulo à integração também está na oferta dos espaços batizados de “Central da Criatividade” em cada um dos pavimentos. Os profissionais que trabalharão na unidade também contarão com espaços adequados (incluindo vestiários e estacionamento exclusivo).

Na parte externa do prédio haverá playground, quadra poliesportiva e espaços de integração. Um diferencial no projeto para essa unidade foi os canteiros coloridos para a horta.  

COMPLEXO – Seguindo pela rua Vereador Ludovico Gondek, a Prefeitura construirá um complexo de serviços em um terreno da região. Logo à frente da via ficará o prédio da unidade de saúde (com processo de licitação a ser aberto em breve). A nova João Sperandio ficará ao fundo da UBS. Uma via local será construída de forma a organizar o acesso de veículos e embarque e desembarque seguro das crianças (de carros e ônibus). Essa via interna terá um espaço de circulação segura de pedestres e estará liberada apenas no período de atendimento das unidades de serviços da Prefeitura.

TECNOLOGIA – Este projeto também contempla os conceitos de sustentabilidade, bem-estar e tecnologia. A construção terá estrutura adequada para captação de água da chuva que será destinada a regar os jardins e para lavar as calçadas. As placas de energia solar poderão resultar em energia suficiente para atender ao consumo da unidade. A valorização da iluminação natural, da ventilação natural, bem como a escolha das cores adequadas para a faixa de idade, foram contemplados para que um ambiente agradável possa auxiliar no processo de aprendizado na escola.

oreporter

Related post