O Repórter participa de Congresso da Adjori/PR em Foz do Iguaçu

 O Repórter participa de Congresso da Adjori/PR em Foz do Iguaçu
Spread the love

Redação e Assessoria

O grupo O Repórter, com sede em Fazenda Rio Grande, participou, em Foz do Iguaçu, no final de semana que passou, do 27º Congresso de Jornais do Interior do Paraná, iniciativa da Adjori/PR. O evento reuniu mais de 30 veículos associados do Estado. Entre diversas palestras, destaque pela proferida pelo Secretário Especial de Comunicação Social, do Governo Federal, André de Souza Costa. Todo o evento aconteceu no Foz Plaza Hotel. Entre os assuntos abordados nas falas dos palestrantes, as publicações legais, a importância dos jornais do interior e também as inovações dos meios de comunicações para serem sustentáveis.

O professor Carlos Alberto Di Franco, em sua explanação, explicou que o Congresso ficou marcado de maneira positiva, sendo a primeira vez em décadas que o governo olhou para a importância da imprensa do interior, como elemento de divulgação da mensagem das ações do próprio governo.

“Entendo que o jornalista do interior tem a joia da informação, pois, os grandes veículos são generalistas. O Brasil real fora dos grandes centros só é mostrado e informado pela imprensa regional”, esclareceu. O presidente da Associação Brasileira das Agências e Veículos Especializados em Publicidade Legal (ABRALEGAL), Wlamir Freitas, abordou a questão da publicidade legal que mudou a partir de 2022. “Hoje, no mínimo tem que ser publicado no jornal impresso e simultaneamente na página do site do mesmo jornal. Ganhamos mais uma publicação nos jornais”. 

O advogado da ABRALEGAL, Bruno Camargo Silva, acrescentou quanto mais se fala sobre a publicação legal o tema é melhor absorvido pelas pessoas que participaram do congresso. “A publicação legal está prevista em lei, quando o administrador público irá cumpri-la, o faz pela imposição da própria lei. Respeito as associações dos municípios, mas quem trabalha com publicidade e divulgação são as agências e empresas jornalísticas”, pontuou o advogado.

O Diretor Executivo do Grupo A Hora e presidente da Adjori/RS, Adair Gilberto Weiss, disse que compartilhou experiências durante o Congresso. Segundo ele, com o advento da pandemia acelerou muito a necessidade de os profissionais melhorarem e se qualificarem para o jornal impresso que agora assumem um protagonismo, caso queiram ser sustentáveis. “Além do jornal impresso devemos incentivar as outras plataformas e possibilidade de negócios, ou seja, utilizar a credibilidade que um jornal impresso tem em todas comunidades onde atua e adicionar a isso a questão digital”, enfatizou ele.

João Debiase destaca a importância do Congresso da Adjori

O secretário de Estado da Comunicação Social e da Cultura do Estado do Paraná, João Debiase, destacou o apoio do governador Ratinho Jr com a Adjori/PR, “Venho ratificar o compromisso do governo com os veículos de comunicação do Estado que fazem parte da entidade. Na política tem mudado muita coisa, também ocorreram mudanças com novas tecnologias e mídias, mas duas coisas permeiam a boa política desde os gregos até os dias atuais, o compromisso e a credibilidade, são duas marcas tanto do nosso governo, mas também da Adjori/PR”, enfatizou Debiasi.

A diretora de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (Alep), Katia Chagas, destacou que o evento foi importante para repensar o futuro do jornal impresso e também do jornalismo. “Palestras interessantes que faz o setor pensar em outras propostas, outro modelo para cada vez mais ficar mais próximo da população. A participação de representantes dos governos municipal, estadual e federal e da Alep fortalece a relação onde todos ganham com isso, pois, a população fica bem informada com ações governamentais e também uma prestação de contas”.

O secretário Especial de Comunicação Social da Presidência da República (SECOM/MCOM), André de Sousa Costa, ressaltou, “Não consigo enxergar de maneira dissociada o papel da comunicação de governo que tem uma finalidade social para manter nosso povo informado onde ele estiver nos mais distantes rincões do país. O governo tem que trabalhar junto com aqueles que levam a informação na ponta, temos uma premissa da SECOM que é interiorizar e regionalizar, não basta apenas levar informação para região, mas sim para o interior do país, afinal é um governo eleito pelo Brasil inteiro”, reiterou.

A assistente do Diretor Geral Brasileiro da Itaipu Binacional, Teresa Raquel Angheben considerou que é uma honra para a Itaipu Binacional ter essa parceria com a Adjori/PR, que divulga suas melhores práticas. “É importante a realização do congresso, pois, a informação deve ser replicada para todos os locais, não basta apenas divulgar nos grandes centros. São os veículos da região que também fazem parte dessa rede da boa divulgação das melhores informações”, comentou ela.

O representante do governador Ratinho Jr, José Aparecido Alves (Jotape), explicou que aprendeu muito no congresso, “Saio daqui com o coração alegre, a Adjori/PR, vai representar muito mais daqui para frente e também se aproximar mais do governo. O Ratinho Jr é um homem da comunicação. Analiso de maneira positiva este congresso com o fortalecimento do jornal impresso, tenham a certeza que o governador vê isso com muito carinho. Gentilmente, fui nomeado embaixador, a Adjori pode contar com meus trabalhos na aproximação dos jornais com o governo do Estado. A entidade, conquistou meu coração”, afirmou.

A anfitriã, Barbara Leticia Mezzomo, do Jornal Primeira Linha, destacou a felicidade de a Adjori/PR, ter escolhido Foz do Iguaçu para sediar o 27º congresso. “Foi um evento maravilhoso com a troca de informações entre os jornais, um momento muito importante para a união”, argumentou ela e enfatizou a importância da parceria com a Itaipu Binacional, governo do Estado e o governo Federal.

Foz do Iguaçu encanta presentes do Congresso da Adjori/PR

Os participantes do 27º Congresso da Adjori/PR, foram recepcionados no Marco das 3 Fronteiras e também participaram de jantarno Restaurante Cabeza de Vaca. O Marco das 3 Fronteiras oferece as melhores experiências na Terra das Cataratas. São momentos inesquecíveis com as apresentações culturais e os cenários incríveis neste ponto mágico do planeta, onde o Brasil faz fronteira com a Argentina e o Paraguai.

Visitar o Marco das 3 Fronteiras é sentir a energia especial das nações e das culturas envolvidas no local, é contemplar o espetacular pôr do sol latino entre os três países em um ambiente de praças que permitem uma viagem no tempo com a Vila Cenográfica das Missões Jesuíticas e com o obelisco brasileiro, fixado há mais de cem anos, delimitando a fronteira brasileira.

Se durante o dia o visitante tem a tranquilidade de admirar as fronteiras e viver momentos marcantes pelas praças do Marco, à noite tem a oportunidade de viver o show de luzes e águas em volta do obelisco, que transforma esta referência histórica em uma atração ainda mais viva, pulsante e envolvente. Durante a noite os visitantes também assistem as apresentações culturais de danças típicas dos três países, e uma encenação da “Lenda das Cataratas”, que valoriza a cultura dos povos indígenas, primeiros habitantes da região, por meio do amor dos índios Naipi e Tarobá.

O passeio fica mais completo com aquela parada no Restaurante Cabeza de Vaca, que oferece o melhor da gastronomia regional. Do estabelecimento, o visitante tem uma vista singular das fronteiras, enquanto aguça o paladar com sabores do Brasil, Paraguai e Argentina.

Visitar o Marco das 3 Fronteiras é viver momentos inesquecíveis no local mais charmoso de Foz do Iguaçu. O atrativo reúne três países, uma visão espetacular das fronteiras, uma riquíssima cultura, uma geografia singular entre nações e muitas histórias. O atrativo é recomendado para todas as idades e a infraestrutura do local é totalmente acessível e encantadora.

Horários

Funcionamento do Marco: de terça-feira a domingo, das 14h às 21h

Restaurante Cabeza de Vaca: de terça-feira a domingo, das 15h às 22h

Apresentações culturais: de terça-feira a domingo, a partir das 18h15

Contatos

www.marcodastresfronteiras.com.br

[email protected]

Telefone: +55 (45) 3132-4108

WhatsApp: +55 45 9137-3444 (wa.me/554591373444)

Facebook: @marco3fronteiras.brasil

Instagram: @marco3fronteiras / @restaurantecabezadevaca

Twitter: @marco3fronteira

Cidenei Cristian Allebrandt é eleito por unanimidade presidente da Adjori/PR

Uma das pautas do Congresso foi a eleição da nova mesa diretora, para o biênio 2022/2024. Foi inscrita apenas a chapa, denominada Neri José Giacomini (in memoriam), tendo à frente Cidenei Cristian Allebrandt. Por aclamação, a respectiva chapa foi eleita.

“Assumimos a presidência da Adjori/PR, um fato histórico, ser eleito por aclamação. Estamos levando para Palmas, a sede da entidade, isso é muito importante. Uma associação que congrega vários jornais de diferentes regiões do Estado, como é o caso de o Repórter, de Fazenda Rio Grande. Já havíamos trabalhando esta questão há muito tempo na entidade, já passei por vários cargos na Adjori. Prometi que irei trabalhar incansavelmente e fazer uma Adjori para todos e também conversando com os órgãos governamentais, fortalecendo a parceria”, mencionou o novo presidente, Cidenei Cristian Allebrandt (Alemão do Jornal) e esclareceu que a Adjori é a maior associação de jornais do Paraná, “servimos de exemplo para outros Estados”.

O vice-presidente da Adjori/PR, Sérgio Jonikaites, acrescentou que a nova diretoria, que assume o comando da entidade, tem todo um trabalho a ser realizado e também seguir o que já havia sendo feito pela gestão anterior, do então presidente, Elizio Siqueira. “Confiamos plenamente na capacidade, na boa intenção, e, especialmente, na desenvoltura do Alemão do Jornal”, pontuou ele e considerou que os proprietários de jornais, revistas e portais saíram enriquecidos, “quando voltarmos daqui um ano para o próximo encontro, iremos voltar melhores”.

O proprietário do jornal Folha de Palotina, Sinuê Giacomini, comentou sobre a homenagem ao seu pai, Neri José Giacomini, que recentemente faleceu. “O novo presidente, Alemão do Jornal, me comunicou que a sua chapa levaria o nome do meu genitor. Agradeço por essa atitude, em nome da empresa e da família. Meu pai participou da Adjori/PR, desde a década de 90. Agora vou seguir o legado que ele deixou”.

O presidente da Adjori/PR, Elizio Siqueira, comentou que é muito feliz estar frente a entidade com os demais membros da diretoria e associados. “Nos congressos a alegria é grande, isso me dá energia, uma pessoa alegre não tem problemas. Tenho satisfação quando vou a Secretaria de Estado de Comunicação ou ao governo federal, ninguém me conhece como Elizio do jornal União, mas sim, Elizio da Adjori/PR, pois, sempre falei em nome do grupo e continuo falando. Peço que ajudem o Alemão do Jornal, no seu mandato, vai precisar de todos nós”. O Congresso teve a parceria com a Fomento Paraná e Itaipu Binacional.

oreporter

Related post