Secretaria de Meio Ambiente alerta sobre corte de árvores e seus prejuízos

 Secretaria de Meio Ambiente alerta sobre corte de árvores e seus prejuízos
Spread the love
Preservação do meio ambiente é objeto da Secretaria de Meio Ambiente

Da Assessoria

Apesar do aumento significativo da temperatura em todo o País, que vem sendo sentido por toda a população, o corte e vandalismo em árvores ainda é um problema frequente. Para tentar minimizar a situação, a secretaria de Meio Ambiente de Fazenda Rio Grande está buscando conscientizar as pessoas sobre o assunto.

De acordo com a diretora de Meio Ambiente, Thays Barbosa, têm sido feitas muitas solicitações para corte de árvores devido à “sujeira” causada pelas folhas. Mas ela lembra que as folhas não são lixo, pelo contrário, “elas podem ser varridas para a base da árvore e servir de adubo. Além disso, a arborização urbana está ligada intimamente ao bem-estar físico, emocional e social da população, além das funções ecológicas e serviços ambientais”, explica.

Entre esses benefícios, estão: a diminuição da temperatura; a retenção de água da chuva e melhoria da umidade do ar; purificação do ar; a função de abrigo e alimento para os animais; o embelezamento de sua casa e do seu bairro; a diminuição da poluição sonora; o sombreamento; o contato com a natureza; e a diminuição da erosão do solo.

Um estudo divulgado em julho de 2019 pela Science estima que seria necessário o plantio de 1,2 trilhão de árvores para solucionar o aquecimento global. Enquanto medidas sérias não são tomadas, porém, a temperatura só deve aumentar. “Quanto mais cortamos árvores, mais contribuímos para esse aumento da temperatura e todos os danos para o meio ambiente”, afirma Thays.

Em Fazenda Rio Grande, somente é permitido o corte quando as árvores apresentam algum risco de queda ou doença. “Entupimento de calhas, sombra, atração de pássaros e folhas no chão não são considerados motivos para remoção das árvores”, destaca ainda diretora. Também não é permitido o corte em uma residência quando solicitado por um terceiro.

Para ajudar, todos podem ajudar a cuidar de árvores já plantadas pelo município ou ainda solicitar uma muda à secretaria de Meio Ambiente e fazer o plantio. O pedido é feito via protocolo e somente é permitida a doação de uma árvore por CPF. No pedido, o requerente deve indicar onde irá plantar a sua muda. O protocolo pode ser feito diretamente na Prefeitura (Avenida Jacarandá, 300) ou pelo link: www.fazendariogrande.pr.gov.br/conheca-o-novo-ambiente-de-protocolos

oreporter

Related post