Guarda Municipal prende homem em flagrante após abandono de cachorro e tentativa de fuga

 Guarda Municipal prende homem em flagrante após abandono de cachorro e tentativa de fuga
Spread the love
O sujeito tentou fugir em seu veículo Celta ao avistar a equipe que fazia ronda

Um homem foi preso em flagrante pela Guarda Municipal de Araucária ao abandonar um cachorro no domingo (28), às 23h30, na região do Barigui, em Araucária. Uma denúncia anônima feita para a central da Guarda pelo telefone 153 contribuiu para que o sujeito fosse pego ao tentar fugir após o crime. Uma viatura estava próxima e conseguiu êxito na busca. No Brasil, o abandono de animais é crime desde 1998, conforme a Lei Federal 9.605/98. 

Segundo relatório da GMA, o sujeito tentou fugir em seu veículo Celta ao avistar a equipe que fazia ronda. Consta que o condutor alegou que pegou o cão ainda filhote, mas, que no momento não teria mais espaço para o animal e decidiu abandoná-lo. O tutor foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil e autuado em flagrante. A partir do ano de 2020, com a aprovação da Lei Federal 14.064/20, aprovou-se o aumento da pena de maus-tratos com reclusão de dois a cinco anos, multa e proibição da guarda, quando se tratar de cão ou gato.

O cão, vítima do abandono, foi atendido por um veterinário da Secretaria de Meio Ambiente, foi levado para castração e está disponível para adoção responsável. Ele é macho, pelo preto, sem raça definida, porte grande, de aproximadamente 1 ano. Interessados em adotar ou fazer lar temporário para o cachorro resgatado podem entrar em contato com a Secretaria de Meio Ambiente pelo telefone/WhatsApp (41) 3614-7483.

O que fazer ao se deparar com alguém abandonando um animal de estimação
A Guarda Municipal orienta que além da denúncia pelo telefone 153 para tentar que o infrator seja pego em flagrante, é importante que as pessoas que se depararem com abandono de animais façam uma denúncia do crime no site da delegacia especializada em proteção animal. O site atende denúncias no estado do Paraná https://www.policiacivil.pr.gov.br/protecaoanimal. Pela página é possível fazer denúncia anônima ou registrar boletim de ocorrência de maus tratos em geral a animais. É importante que o denunciante consiga alguma prova do crime, como foto contendo placa de carro que abandonou, vídeo da ação; assim como dados do ocorrido, endereço, data, hora etc.

oreporter

Related post