Guarda Municipal de Pinhais registrou mais de 24 mil atendimentos em 2023

 Guarda Municipal de Pinhais registrou mais de 24 mil atendimentos em 2023
Spread the love
GM de Pinhais em operação em parque municipal – Da Assessoria

A Guarda Municipal de Pinhais, vinculada à Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito (Seset), registrou 24.358 atendimentos no ano de 2023. Os números têm base nos chamados feitos pela população às equipes da GM, que podem ser acionadas pelo Disque 153 ou aplicativo 153 Cidadão, além de abordagens presenciais em patrulhamento nas ruas e ainda pelos Módulos Eletrônicos de Monitoramento espalhados pela cidade.

O levantamento da Seset mostra um total de 1.659 Boletins de Ocorrência, dentre eles 78 cumprimentos de mandado de prisão e 60 veículos recuperados com alerta de furto/roubo, 10 a mais do que no ano passado. Além disso, 44 casos atendidos de violência contra a mulher (Lei Maria da Penha), 43 apoios prestados a cumprimentos de ordens judiciais, 28 furtos, 31 ocorrências por tráfico de entorpecentes, 16 roubos e quatro armas de fogo apreendidas graças à atuação da GM. Em patrulhamento, as equipes percorreram cerca de 267.902 km, o equivalente a mais de seis voltas na Terra.

“Os investimentos constantes em segurança no município têm trazido grandes resultados. Fomos um dos municípios pioneiros na implantação da Muralha Digital, além das câmeras corporais dos agentes. Os números comprovam o retorno positivo dessas ações”, afirma o secretário de Segurança e Trânsito, Anderson Mendes.

Todas as entradas e saídas da cidade são monitoradas

A Muralha Digital registra todos os carros que entram no município, identificando se existe alerta de roubo, entre outras ocorrências, além fazer a detecção facial por meio de Inteligência Artificial (IA). O sistema permite o monitoramento em tempo real de veículos suspeitos de práticas criminosas e tem auxiliado a GMP a identificar e prender criminosos e recuperar veículos roubados.

A população também tem papel importante na segurança pública. A Guarda Municipal orienta que, ao identificar alguma situação suspeita, as pessoas entrem em contato com a Central de Monitoramento pelo telefone 153 para que a equipe possa atuar rapidamente.

A Prefeitura de Pinhais investe cerca de R$ 4 milhões ao ano no sistema de segurança pública, que conta com aproximadamente 700 câmeras de monitoramento. O sistema compreende modelos Speed Dome, câmeras OCRs – leitoras de placas –, dos Módulos Eletrônicos de Monitoramento, câmeras veiculares e corporais, e câmeras patrimoniais instaladas em prédios, interligadas ao sistema SESP/PR.

Serviço

Situações de emergência e crimes ocorridos em Pinhais devem ser informados pelo cidadão à Polícia Militar (190) ou à Guarda Municipal, por meio dos telefones 153 e (41) 3912-5153, aplicativo 153 Cidadão ou pelos Módulos Eletrônicos de Monitoramento espalhados pela cidade – basta apertar o botão para entrar em contato com os operadores.

oreporter

Related post