Cerca de 1,2 milhão brasileiros têm a doença de Chagas, mas 7 em cada 10 não sabem

 Cerca de 1,2 milhão brasileiros têm a doença de Chagas, mas 7 em cada 10 não sabem
Spread the love

Febre, mal-estar, falta de apetite, dor nos gânglios, inchaço nos olhos e aumento do fígado e do baço. Esses são os primeiros sintomas da doença de Chagas. (Foto: Medicina S/A | Informações: Rádio 2)

Entre cinco e 10 anos depois da contaminação, no entanto, o paciente enfrenta a fase crônica, que provoca o inchaço de órgãos como coração e esôfago, o que pode causar sérias complicações.

Transmitida pelas fezes do barbeiro, a doença esteve afeta entre 6 e 7 milhões no mundo, a maioria na América Latina.

Aqui no Brasil, a estimativa feita pela Sociedade Brasileira de Cardiologia, com base em dados do SUS, é a de que ao menos 1,2 milhões de brasileiros vivam com a doença – 7 em cada 10 dessas pessoas, no entanto, não sabem que têm a doença.

De acordo com médicos, no entanto, assim como acontece com muitas doenças, o diagnóstico precoce é fundamental também no caso da doença de Chagas.

Quando diagnosticada nos primeiros dias de transmissão, a chance de cura é de até 100%, mas diminui progressivamente com o passar dos anos.

Além disso, com o passar dos anos e sem tratamento adequado, a doença pode causar complicações irreversíveis para o sistema nervoso, sistema digestivo e para o coração.

Ainda não existe uma vacina contra o mal de Chagas, que é controlado com medicamentos diferentes, dependendo de cada fase.

Jornal O Repórter, a notícia da sua cidade!

marcello

Related post