‘A vida pede equilíbrio’ é o tema da campanha do janeiro branco 2023

 ‘A vida pede equilíbrio’ é o tema da campanha do janeiro branco 2023
Spread the love

Janeiro branco é o mês dedicado a saúde mental, também é este o nome do Instituto que coordena este movimento social que tem como campanha este ano ‘A vida pede equilíbrio’. O objetivo deste movimento é fazer com que as pessoas reflitam sobre sua própria saúde mental e em como lidar com essas questões.

A equipe do Jornal O Repórter entrevistou a psicóloga Silvia Ribeiro que comentou sobre o tema da campanha deste ano. “Nossa saúde mental começa com o equilíbrio que eu tenho nas minhas relções, principalmente na minha relção comigo mesma, como eu me vejo nesse mundo e como eu enfrento as situações adversas do dia a dia”.

É importante ressaltar que a saúde mental é fundamental para que algo mais grave não aconteça e essa quetão tem ligação direta com a o objetivo da campanha que acontece no setembro amarelo, que é o mês de prevenção ao suicídio.

“A gente vem com essa campanha para previnir de fato, para um auto conhecimento e fazer a pergunta, será que eu estou me percebenco? E principalmente incentivar que as pessoas busquem ajuda”, completa a psicóloga.

Nossa equipe conversou também com a Denise Ribas Campos que é vice-presidente da Associação de familiares e amigos de pessoas com esquizofrenia (AFAPE). “Aqui na Associação nós trabalhamos com a saúde mental do familiares dessas pessoas, para que a familia também saiba lidar com algumas situações e a AFAPE surgiu para isso, para dar apoio e suporte para essas familias”.

“Nós da Associação ficamos muito felizes em falar sobre este assunto, pois percebemos que ainda existe um tabu sobre saúde mental. As pessoas ainda tem muitos pré-conceitos, principalmente em buscar ajuda, as pessoas tendem a achar que é frescura ou mimi e nós fazemos este trabalho para desmistificar isso, não é frescura e precisamos sim buscar ajuda quando necessário, por que quando a mente não esta legal é o corpo que responde”, finalizou Denise.

No próximo dia 20 de janeiro às 15h, a AFAPE vai estar na Câmara Municipal de Vereadores de Fazenda Rio Grande fazendo uma explanação sobre o janeiro branco, falando sobre a Associação e também sobre cuidados com a saúde mental.

Para saber mais sobre a AFAPE você pode encontra-los no Instagram através do @afapejuntossomosmaisfortes, também pelo Facebook ou entrando em contato pelo (41) 99734-1869

*Confira a entrevista completa em vídeo: https://fb.watch/i1lcaFLFHQ/

(foto: Jornal O Repórter)

clara

Related post