Araucária terá sua XVI Conferência Municipal de Meio Ambiente em 08 de junho

 Araucária terá sua XVI Conferência Municipal de Meio Ambiente em 08 de junho
Spread the love

Da Assessoria

No próximo dia 08 de junho, das 8h30 às 16h30, Araucária terá sua XVI Conferência Municipal de Meio Ambiente. O tema escolhido para esta edição é “Araucária em detalhe: reconhecer, refletir, planejar e agir” e, segundo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), tem relação direta com o momento em que o município tem a oportunidade de decidir de que forma investirá o recurso referente à indenização de um dos maiores acidentes ambientais do país.

O evento será presencial no Auditório da OAB Araucária (rua Ernesto Hasselman, nº 1005 – Vila Nova) e a inscrição dos interessados em participar pode ser realizada com antecedência.

Conforme a programação da conferência, no período da manhã serão apresentados os resultados dos estudos que compõem o Diagnóstico Ambiental da área urbana de Araucária, realizados (em 2021) pela FUPEF, via contratação pela SMMA, com recursos próprios. O objetivo dessa primeira parte é compartilhar as informações produzidas para conhecimento de servidores da Prefeitura e da população em geral.

Pelo Termo de Acordo, referente à indenização, o município tem o prazo de dois anos (que se encerra em outubro de 2023) para apresentação de projetos para o investimento do recurso.

O processo judicial, sobre o vazamento de aproximadamente 4 milhões de litros de óleo cru no córrego Saldanha, atingindo os Rios Barigui e Iguaçu, se prolongou por mais de 20 anos, o valor da indenização deverá ser utilizado exclusivamente no interesse do bem ambiental tendo em vista os preceitos estabelecidos no Termo de Acordo.

Prezando pela utilização responsável e democrática do recurso, e contemplando a participação da população, o segundo período da conferência terá grupos de trabalho para discutir e propor sugestões de projetos.

O número de vagas é limitado ao espaço do auditório da OAB Araucária, com capacidade para público de 120 pessoas. Haverá certificado de participação no encerramento.

INSCRIÇÕES – Confirme sua presença antecipadamente: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfbc8ggRqtNePXvJqx5NgByzMsi94H4RRmS7cR_Q4Oiv2sCiQ/viewform?vc=0&c=0&w=1&flr=0

Programação

09h – Abertura
09h10 – Leitura e aprovação do Regimento Interno
09h20 – “Levantamento Aéreo para monitoramento ambiental”, com Marcio Polanski – Engenheiro Florestal pela Universidade Federal do Paraná, atualmente Diretor da Softmapping – Engenharia Ltda.
09h40 – “Identificação e Caracterização das nascentes”, com Thammy Ellin Mottin – Geóloga, Mestre e Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Geologia (UFPR), na área de concentração de Geologia Exploratória e linha de pesquisa de Análise de Bacias Sedimentares, com período de Doutorado Sanduíche na University of California Davis (2019-2020).
10h – “Gestão das Unidades de Conservação”, com Franciane Feltz Pajewski – Engenheira Florestal e Mestre em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Paraná, atualmente atua na área de licenciamento ambiental na Fundação de Pesquisas Florestais do Paraná.
10h20 – Coffee Break/intervalo
10h40 – “Plano de Arborização Urbana e Educação Ambiental”, com Tamara Ribeiro Botelho de Carvalho Maria – Engenheira Florestal pela Universidade Federal do Paraná (2014) e Doutora em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Paraná (2021). Tem experiência na área de Recursos Florestais e Engenharia Florestal, com ênfase em Florestas Urbanas.
11h – “Caracterização de Parques e Praças”, com João Paulo Druszcz – Engenheiro Florestal (UFPR); Mestre em Inventário Florestal, Sistemas e Métodos de Amostragem (UFPR) e Doutor em Manejo Florestal (UFPR), com experiência em biometria, inventário florestal (floresta plantada e nativa), manejo florestal, planejamento da produção florestal, avaliação e perícia de imóveis
rurais, silvicultura urbana e topografia.
11h20 – Debate.

13h30 – Termo de Acordo – Indenização PETROBRAS S.A.
14h – Formação de grupos de trabalho para proposição, construção e discussão de projetos
15h15 – Coffee Break/intervalo
15h30 – Apresentação das propostas.
16h – Moção de alteração legislativa.
16h30 – Encerramento.

oreporter

Related post