Ação de Guarda Responsável atendeu aproximadamente 440 animais em Pinhais

 Ação de Guarda Responsável atendeu aproximadamente 440 animais em Pinhais
Spread the love

Da Assessoria

No último final de semana, a Prefeitura de Pinhais, por meio das secretarias municipais de Saúde (Semsa) e de Meio Ambiente (Semma) realizou a Ação de Guarda Responsável.

Realizada no sábado (21), a ação aconteceu das 9h às 16h, na Unidade de Saúde da Família (USF) Weissópolis, onde foram oferecidos, gratuitamente, serviços de vacinação contra a raiva, microchipagem e demais orientações aos tutores de animais de estimação.

Segundo levantamento das secretarias, a ação realizada atendeu aproximadamente 440 animais, no último final de semana. Os procedimentos foram realizados pelos servidores do Departamento de Vigilância Ambiental, da Secretaria de Saúde, e da Divisão de Bem-Estar Animal, da Secretaria de Meio Ambiente.

A vacina antirrábica foi aplicada em 354 cães e 82 gatos. Esta ação é importante porque é uma forma de prevenir a enfermidade e manter os pets saudáveis. A doença é fatal em quase 100% dos casos. Além disso, a raiva é uma zoonose que pode também afetar o ser humano e por isso os cuidados se redobram no combate e prevenção da doença.

Já o trabalho de microchipagem foi realizado em 290 animais. O microchip para cães e gatos é uma forma moderna de identificar o animal de estimação de um modo eficaz e seguro, sendo implantado na pele um minúsculo dispositivo que armazena um código numérico identificador único, funcionando como um “RG eletrônico”.

Na oportunidade, a prefeita Rosa Maria acompanhou os trabalhos e conversou com os munícipes sobre a ação e o trabalho realizado no município em prol da causa animal.

oreporter

Related post