Nova Lei facilita emissão de alvará para edificações já construídas

 Nova Lei facilita emissão de alvará para edificações já construídas
Spread the love

Da Assessoria

Nesta semana foi publicado em Diário Oficial a Lei Complementar nº 27/22, que trata sobre a regularização de edificações em Araucária. Essa legislação foi estudada para facilitar a emissão de alvarás para imóveis já construídos que não possuem o documento.

Araucária ainda conta com muitas edificações (casas, comércios, indústrias, entre outros) que não possuem Alvará de Construção. “Há décadas esse é um documento obrigatório no Município, mas muitas pessoas construíram suas edificações sem o acompanhamento de um arquiteto ou engenheiro civil e sem a autorização da Prefeitura”, comentou a Secretaria Municipal de Urbanismo (SMUR).

Foi pensando nesses casos que a Lei Complementar 27/22 foi feita, ou seja, a partir de agora imóveis construídos até a data de publicação da lei (26 de abril de 2022) que não possuem alvará, podem ser regularizados.

Antes dessa lei, em alguns casos, para conseguir o alvará era necessário reformar ou até mesmo demolir parte da edificação. Agora, mediante contrapartida financeira, é possível regularizar várias situações, como por exemplo: – edificação sobre área destinada ao recuo frontal obrigatório; – área ou testada de sublote inferior ao mínimo exigido; – imóvel que não atende a taxa de permeabilidade mínima, ou seja, aqueles casos em que foi feito calçamento sobre a área que deveria ser destinada à jardim; – vagas para estacionamento de veículos inexistentes ou insuficientes.

Foto aérea da cidade de Araucária – imagem capturada em 21 de junho de 2011 (Foto: Carlos Poly/ACS)

Entretanto, vale ressaltar que mesmo com a Lei de Regularização, levando em conta o interesse público, há casos específicos em que se mantém a restrição à regularização, tais como: – se o imóvel possui porta/janela a menos de 1,5m do vizinho. Neste caso, é preciso realizar adequações na construção, fechando definitivamente a porta ou janela; – se o imóvel foi construído em Área de Preservação Permanente (APP), terá que ser demolido e a área recuperada; – se há uso proibido, ou seja, o imóvel precisa estar em conformidade com os parâmetros de uso do solo (atividade que pode ser exercida de acordo com a zona estabelecida na Lei de Zoneamento de Uso e Ocupação do Solo).

Como serão feitas as regularizações?

Segundo a SMUR, as regularizações seguirão um rito similar ao de obtenção do Alvará de Construção convencional, porém haverá contrapartida financeira paga ao município com relação a cada item irregular observado. “São diversas especificidades que constam no anexo da Lei 27/22 e há proporcionalidade nos valores. Esses valores serão definidos considerando a característica da irregularidade e a sua quantidade ou dimensão. Poderá ser aplicado desconto por período e por tipo (edificações antigas e/ou de uso habitacional ou comercial podem chegar a um desconto de até 30%)”, explicou um dos técnicos da secretaria. Ademais, o munícipe pode realizar o pagamento da contrapartida de forma parcelada.

Os valores oriundos dessas regularizações serão encaminhados ao Fundo Municipal de Desenvolvimento Urbano (FMDU). Esse recurso poderá ser investido em melhorias e revitalizações na área urbana de Araucária. “É importante ressaltar que o objetivo desta Lei não é arrecadar, mas sim regularizar a maior quantidade de edificações possível. Porém, a possibilidade de utilização desta Lei é temporária, pois ela funciona como um programa de regularização, de modo que o proprietário precisa se atentar ao prazo máximo de 4 anos – tempo de vigência da Lei”, concluiu.

CLIQUE AQUI para acessar a Lei Complementar 27/22.

oreporter

Related post