Fazenda Rio Grande entra para o Mapa Brasileiro de Turismo

 Fazenda Rio Grande entra para o Mapa Brasileiro de Turismo
Compartilhe

Com esse novo status, o município poderá ter acesso a investimentos e financiamentos federais e estaduais voltados ao setor. Foto: Divulgação

Da Assessoria

Fazenda Rio Grande entrou para o Mapa Brasileiro do Turismo. A confirmação aconteceu recentemente durante evento da Agência de Desenvolvimento Turístico (Adetur). Com esse novo status, o município poderá ter acesso a investimentos e financiamentos federais e estaduais voltados ao setor.

Segundo o diretor de Turismo, Jonathan Barbosa, a entrada para o Mapa representa a mais importante ação do município no setor. “Esta é mais uma importante conquista para o turismo fazendense, pois estar presente no Mapa Brasileiro significa estar apto para receber recursos e participar de projetos em âmbitos estadual e federal”, avaliou.

Na opinião do secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo Tiago Wandscheer, isso mostra que o município está no caminho certo. “Mais um importante passo para o desenvolvimento foi realizado, facilitando o direcionamento para as políticas públicas de turismo”, comentou.

Jonathan também citou o trabalho realizado pela Secretaria. “Reunimos todos os documentos necessários, cumprimos todas as exigências para chegarmos a esse patamar”, disse.       

O que é?

O Mapa do Turismo Brasileiro é um instrumento no âmbito do Programa de Regionalização do Turismo que define a área – recorte territorial – a ser trabalhada prioritariamente pelo Ministério do Turismo no âmbito do desenvolvimento das políticas públicas. Além disso, os municípios são categorizados com o objetivo de identificar o desempenho da economia do setor nos municípios a partir de cinco variáveis cruzadas em uma análise de cluster. Elas deram origem a cinco categorias (A, B, C, D e E) diretamente relacionadas à economia do turismo.

Vocação Turística

O Mapa é um instrumento que reúne municípios que adotam o turismo como estratégia de desenvolvimento e identifica necessidades de investimentos e de ações para promoção do setor em cada região turística do país. Ao todo, 2.542 cidades distribuídas em 322 regiões turísticas foram incluídas no Mapa do Turismo 2022. A mais recente edição foi divulgada no final de março.

O Mapa do Turismo reúne municípios com real vocação turística ou impactados pelo setor de viagem. O objetivo é nortear a definição de políticas públicas, incluindo a destinação de recursos do Ministério do Turismo para obras de infraestrutura e oferta de cursos de qualificação profissional, por exemplo.

Para mais informações sobre o Mapa consulte: Mapa do Turismo

oreporter

Related post