Prefeito Nassib é denunciado e vereadores acatam investigação

 Prefeito Nassib é denunciado e vereadores acatam investigação
Spread the love

Da Redação

Os vereadores de Fazenda Rio Grande, acataram denúncias do professor Carlos Zanchi e vão apurar os crimes imputados ao Chefe do Executivo. De acordo com o documento, o prefeito Nassib Hammad é acusado de abuso de autoridade, concussão, condescendência criminosa, prevaricação, crime de responsabilidade de prefeito, infração de medida sanitário preventiva e utilização de cargo público para vacinar agentes políticos de forma antecipada e ilegal, o que indica que funcionários teriam furado a fila da vacina da Covid.

A pauta deveria ser discutida na última segunda-feira, em sessão extraordinária, mas sequer entrou no expediente. Nos dias seguintes, várias reuniões aconteceram, envolvendo dois grupos políticos. Um do ex-prefeito Chico Santos e outro do deputado Toninho Wandescheer. Chico, segundo assessores, deseja a permanência do prefeito e o de Toninho, o desligamento. Tudo isso, após as exonerações do filho Tiago Wandesceer, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e, do vice-prefeito e Secretário de Obras, Marco Marcondes, ambos do PROS. Enquanto isso, nova sessão extraordinária foi marcada e realizada no inicio da noite desta sexta-feira (09). A denúncia, sintetizada do professor foi lida e aprovada rapidamente, com admissibilidade do pedido de afastamento de Nassib. Apenas a vereadora Nani Hammad, esposa do prefeito, se manifestou, afirmando que se absteria de votar. Em seguida a sessão foi encerrada. Nani foi desligada da Secretaria de Assistência Social, reassumindo o cargo de vereadora, apenas para votar pela não admissibilidade do pedido. Deve voltar ao comando da secretaria na próxima semana. Uma manobra que não é ilegal, mas imoral.

Agora, será formada uma comissão de investigação, que terá 30 dias para se manifestar sobre os crimes praticados por Nassib, conforme a denúncia. Vereadores procuraram evitar contato com a imprensa, mas Caio Szadkoski, líder do prefeito no legislativo, na emissora onde comanda um programa, disse lamentar a situação, mas que cabe aos vereadores escolhidos para compor a comissão, apurar todas as denúncias. “O prefeito Nassib terá direito a responder as acusações e, claro, ao fim da investigação, os vereadores darão o sim ou não pela cassação ou afastamento.

O prefeito Nassib esteve na sessão e ao final, deixou o local rapidamente, sem se pronunciar. Do lado de fora, dois grupos, a favor e contrário ao pedido de afastamento/cassação. O local esteve protegido pela Guarda Municipal. Não foi registrado nenhum incidente.

oreporter

Related post