Pinhais: Grupo de pessoas com comorbidades recebe a vacina da Pfizer/BioNTech

Compartilhe

Secretaria de Saúde de Pinhais imuniza pessoas com comorbidades (Da Assessoria)

Da Assessoria

Teve início no município de Pinhais, a vacinação com doses da Pfizer/BioNTech do grupo de pessoas com comorbidades, entre elas gestantes e puérperas. Pinhais foi uma das nove cidades escolhidas pelo Governo do Estado para receber a vacina desenvolvida em conjunto pelas farmacêuticas norte-americana (Pfizer) e alemã (Biontech). A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) adquiriu o terceiro lote com um total de 39.780 doses. Além de Pinhais, que recebeu 3510 doses, foram destinadas remessas da vacina para os municípios de Araucária, Campo Largo, Colombo, Curitiba, Foz do Iguaçu, Guarapuava, Ponta Grossa e São José dos Pinhais.

Na manhã desta terça-feira (25), integrantes da 2ª Regional da Saúde, da Secretaria Estadual de Saúde do Paraná, e da Secretaria Municipal de Saúde de Pinhais (Semsa), acompanharam o primeiro dia de vacinação em pessoas na Unidade de Saúde da Família, do bairro Maria Antonieta. A escolha destes grupos para receber as doses da vacina da Pfizer/BioNTech foi uma recomendação do Ministério da Saúde. A vacina além de ser segura, apresenta 95% de eficácia e não gera riscos para gestantes. Outra questão é que ela exige condições de armazenamento, precisando ser estocada a uma baixa temperatura (-75ºC), por isso, apenas alguns municípios paranaenses receberam as doses devido a questão de estrutura. A Secretaria de Saúde Pinhais está intensificando os trabalhos, disponibilizando diferentes pontos do município para aplicar as doses recebidas para o público alvo desta etapa.

Entre as pessoas vacinadas, o momento foi de alegria em receber a primeira dose. Na opinião da moradora do Maria Antonieta, Claudia Pereira, de 38 anos, que está no 3º mês de gestação, receber a vacina dá mais tranquilidade, e agora, é só aguardar algumas semanas para voltar à Unidade de Saúde e tomar a próxima dose. “Eu gostei de tomar essa vacina, afinal ela é segura para gestantes. Eu estava esperando há algum tempo para tomar. Receber essa primeira dose já me dá tranquilidade, mas claro, não deixando os cuidados de lado. Além de mim, todos da minha família estavam esperando por esse momento. Estou muito feliz, pois eu tinha preocupação, além da gestação também tenho pressão alta. E tomando a vacina, sei que estou protegendo eu e meu filho”, destacou a gestante que tem hipertensão, e por isso entra nesta primeira etapa.

As pessoas com comorbidades podem fazer o cadastro, assim como obter todas as informações sobre esse grupo, acessando o site www.pinhais.pr.gov.br/vacina.

oreporter

Publicações relacionadas


Isso vai fechar em 5 segundos