Empresas já podem solicitar emissão do Alvará 2021

 Empresas já podem solicitar emissão do Alvará 2021
Spread the love

Já estão disponíveis as guias para recolhimento das taxas referente ao Alvará 2021 as quais foram lançadas em 6/1/2021. O documento é necessário para empresas, exceto MEI, e autônomos renovarem e garantirem o funcionamento do estabelecimento neste ano.

Devido a pandemia do novo Coronavírus este ano a prefeitura não fará a entrega física das guias para pagamento das taxas, porém, as empresas podem solicitar ao seu contador para que baixe o documento no site da prefeitura. “Orientamos que as empresas procurem sua contabilidade que eles já estão cientes de como fazer a impressão do documento”, disse a assistente administrativo da Tributação, Mirian Balan. Ela frisa ainda que caso as empresas prefiram podem elas mesmo fazer o download e impressão da guia através do site da prefeitura, na aba serviços on-line.

Para acessar o site da prefeitura basta digitar no navegador de internet o endereço www.pien.pr.gov.br, procurar a aba Serviços On-line e na sequência clicar em Emissão de Alvará. Porém este serviço on-line está disponível apenas para as empresas que tiverem emitido alvará a partir de outubro de 2015, devido a implantação do sistema virtual nesta data. Já quem não conseguir acessar a guia através do site pode solicitar pelo email [email protected], ou diretamente na sede da prefeitura.

Após fazer o pagamento da guia a empresa necessita apresentar as licenças necessárias para o ramo de atividade explorada. As empresas que possuem atendimento ao público necessitam do Certificado de Licenciamento do Corpo de Bombeiros, e quando necessário, a Licença Sanitária. Existem ainda casos em que a atividade explorada gera algum impacto ambiental, exigindo assim, a Licença de Operação/Dispensa, do Instituto Água e Terra (IAT).

Com toda documentação em mãos o protocolo do pedido de renovação pode ser feito através do Canal de Serviços on-line no portal da prefeitura, anexando as licenças mencionadas. Após o processo ter sido finalizado o requerente receberá um e-mail informando que o alvará foi emitido. “Vale lembrar que só pagar a taxa não indica que o estabelecimento esteja regular, precisa fazer todo o trâmite e aguardar a emissão do alvará por parte da Prefeitura”, lembrou Mirian. Após tudo concluído, o documento poderá ser baixado através do site e impresso pelo próprio contribuinte.

Microempreendedor

Os Microempreendedores Individuais (MEI) estão dispensados do alvará de localização e funcionamento, desde que, façam a adesão da “Dispensa de Alvará e Licença” via Portal do Empreendedor, conforme requisitos da Resolução CGSIM nº 59/2020. No entanto, a dispensa de alvarás e licenças de funcionamento não desobriga o MEI de cumprir com os requisitos estabelecidos pelo poder público relativamente ao funcionamento regular de sua atividade, compreendidos os aspectos sanitários, ambientais, tributários, de segurança pública, uso e ocupação do solo, atividades domiciliares e restrições ao uso de espaços públicos.

Informações

As empresas ou profissionais que ainda tiverem alguma dúvida podem entrar em contato com o setor de Tributação da Prefeitura de Piên pelo telefone 41 3632 1136 opção 3, pelo email tributaçã[email protected] ou ainda pelo whatsapp 47 996436895.

oreporter

Related post