GMs com mais de 60 anos devem ficar em casa

 GMs com mais de 60 anos devem ficar em casa
Spread the love
Isolamento de GMs com mais de 60 anos é determinação da Justiça

Da Assessoria

A juíza Camila Sheraiber Polli, da 2ª Vara da Fazenda Pública, concedeu liminar à ação apresentada pelo Sindicato dos Servidores da Guarda Municipal de Curitiba (SIGMUC), determinando que a Prefeitura de Curitiba afaste de suas atividades laborais todos os guardas municipais com idade igual ou superior a 60 anos e forneça imediatamente, equipamentos de proteção individual (EPIs) para todos os servidores. Segundo o SIGMUC, desde o início das ações contra a Pandemia da Covid-19 em Curitiba, o sindicato vem lutando para que todos os guardas municipais recebam equipamentos de proteção individual, como máscaras, álcool em gel e luvas, porém, a Administração Municipal além de não distribuir o material na quantidade necessária, não entregou EPIS para todo o efetivo. De acordo com o sindicato, apenas 404 guardas receberam algum tipo de material,num efetivo total de 1.636 guardas municiais.

O Estatuto do Idoso é lei objetiva e deve ser atendida, não sendo possível acatar o argumento de que não vincula o município em seus decretos municipais. Demais disso, não já que se falar em diminuição ou paralisação de serviço essencial, pois o número de guardas municipais com idade superior a sessenta anos é pequeno (cerca de dois por cento do efetivo) ”, diz a juíza, sobre os servidores com idade de 60 anos ou superior. Segundo a decisão, as determinações deverão ser cumpridas até o fim do estado de calamidade pública, nos termos do Decreto Estadual nº 4.319, sob pena de multa diária de R$ 1.000 no limite de R$ 300.000 sem prejuízo das demais sanções administrativas e criminais ( delito de desobediência).

A superintendência da Guarda Municipal afirma que ainda não foi notificada oficialmente da decisão. A prefeitura informa ainda que desde o mês de março, materiais de proteção aos guardas foram comprados, distribuídos e outras aquisições continuam sendo feitas. Ainda em março, a Defesa Social adquiriu um grande estoque de luvas, máscaras e álcool em gel para os servidores. O material foi destinado a guardas municipais, agentes de trânsito e para os funcionários que têm contato direto com o público, como no caso da Defesa Civil e do Departamento de Política Sobre Drogas. Foram comprados cinco mil kits de luvas e máscaras, além de 9 mil litros de álcool em gel. O material foi distribuído para os dez núcleos regionais e para os grupos especiais: Grupo de Pronto Emprego Operacional (GPEO), Grupo Tático de Motos (GTM), Grupo de Operações Especiais (GOE), Grupo de Operações com Cães (GOC) e Patrulha Maria da Penha. Outra 15 mil máscaras descartáveis foram compradas e máscaras de pano adquiridas pela administração municipal também foram distribuídas para o efetivo.

oreporter

Related post