Cidades pequenas também têm ações de combate à Covid-19

 Cidades pequenas também têm ações de combate à Covid-19
Spread the love
Secretaria de Saúde do Paraná determina ações em todas as cidades do Estado

Assessoria

Depois de avançar rapidamente nos grandes centros urbanos, o novo coronavírus chegou às pequenas cidades do País. No Paraná, as medidas preventivas estão sendo reforçadas também nestes locais. Com 5.600 habitantes, a cidade de São Tomé, no Noroeste do Paraná, a cerca de 120 quilômetros de Maringá, é um dos pequenos municípios onde as iniciativas do Programa de Apoio Institucional para Ações de Prevenção, Cuidados e Combate ao Coronavírus estão fazendo a diferença. Os profissionais da saúde, contratados pelo Governo do Estado como bolsistas, dentro do programa da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, em parceria com a Fundação Araucária e a Secretaria da Saúde, saem pelas ruas abordando a população nos comércios e residências, muitas na zona rural, fazendo atendimento e ações educativas. “Nas cidades do Interior algumas pessoas estão muito tranquilas, outras muito apavoradas. Estamos fazendo sim a diferença porque tiramos dúvidas, orientamos quanto ao uso de equipamentos de proteção individual e mostramos a importância do distanciamento social, principalmente com idosos, que é a classe mais difícil de compreender”, explica a enfermeira Wana Cíntia Fehlauer. “Muitos não têm o hábito da leitura e acabam acreditando em notícias falsas”, conta ela.

Após as orientações das bolsistas, a comerciante Luciane também quis fazer a sua parte para evitar o aumento de casos da Covid-19 em sua região. “Como a gente estava com muita dificuldade de encontrar o álcool em gel achamos importante instalar uma pia em frente ao nosso estabelecimento para as pessoas poderem fazer a higienização das mãos”, narrou ela. O programa conta com a participação das universidades estaduais de Londrina (UEL), Maringá (UEM), Ponta Grossa (UEPG), do Oeste do Paraná (Unioeste), do Centro-oeste (Unicentro), do Norte do Paraná (UENP) e Estadual do Paraná (Unespar) e da Universidade Federal do Paraná.

A pró-reitora de Extensão e Cultura da UEM, Débora de Mello Gonçales Sant’Ana, explica que o trabalho da universidade envolve três grandes regionais de saúde que somam mais de 50 municípios da região Noroeste. “Em alguns deles, nossa equipe de bolsistas é a única ação de enfrentamento específico à pandemia e um apoio essencial à saúde da população em um momento como este. Estamos muito felizes por ampliar as ações extensionistas e enfatizar a importância da universidade para toda esta macrorregião”, diz ela. A coordenadora da Unidade Básica de Saúde de São Tomé, Laura Tarelho, ressalta a importância da atuação das bolsistas no município. “As bolsistas nos ajudaram a equipar e montar uma sala de isolamento para o paciente de Covid, com toda a medicação e equipamento necessários. Agora conseguimos fazer o atendimento completo deste paciente neste local. Nos ajudaram a organizar o fluxo, também todo o trabalho externo na unidade”, conta Laura. “Elas trouxeram muitos benefícios para o nosso município, não ficaram só na unidade tiveram a iniciativa de ir orientar os comerciantes e a população nas ruas. Esta ajuda foi um reforço muito importante para o nosso trabalho.” Um estudo da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) mostra que nas últimas semanas houve um aumento no Brasil, em torno de 50% de novos casos, nos municípios que têm até 20 mil habitantes.

 

oreporter

Related post