Refúgio, migração e histórias reais de vida fazem parte do espetáculo “Terra Nova”

 Refúgio, migração e histórias reais de vida fazem parte do espetáculo “Terra Nova”
Spread the love

A obra teatral “Terra Nova”, uma montagem da FALA Companhia de Teatro, faz sua estreia no palco do Teatro Novelas Curitibanas – Claudete Pereira Jorge, em Curitiba, no dia 13 de fevereiro (quinta-feira) e fica em cartaz até dia 15 de março, com sessões sempre às 20h. Os ingressos são gratuitos e começam a ser distribuídos uma hora antes de cada apresentação na bilheteria do teatro.

A inspiração do dramaturgo e diretor Don Correa para criação da obra  é a jornada do Capitão Robert Falcon Scott rumo ao pólo sul em 1911, intitulada de “Expedição Terra Nova”. Na ocasião, ele e seus homens não completaram a missão de serem os primeiros a pisarem na Antártida e pereceram durante a viagem de volta. Antes de morrer de hipotermia, Scott deixa um diário, no qual narra os detalhes da expedição e histórias de seus companheiros.

Na montagem “Terra Nova”, o público é convidado a embarcar em uma jornada com três artistas que tiveram uma vida fortemente ligada à migrações. Ao longo dos 60 minutos de espetáculo, através de músicas e interações, o artista refugiado sírio Abed Tokmaji, a atriz suíça radicada no Brasil, Edith de Camargo, e o ator brasileiro Eduardo Ramos trazem à plateia sensações análogas àquelas de sua experiências com a migração e refúgio, desde sonhos e a busca constante de seguir em frente, até as frustrações e perdas que os acompanham nesse caminho.

Para a elaboração da peça, a equipe seguiu um processo de criação dramatúrgica definido como “Teatro da Escuta” que, nesse caso, consiste numa forte interação com grupos de refugiados na cidade, somado à experiência da equipe com as temáticas propostas. O resultado é um evento estético elaborado e sensível propiciado pela dramaturgia vivencial.

Além das 20 apresentações gratuitas no Teatro Novelas Curitibanas, “Terra Nova” promove um diálogo entre os moradores de Curitiba com grupos de pessoas refugiadas no município, através de bate papos após o espetáculo e uma exposição de fotografias no saguão do teatro. O projeto também conta com quatro oficinas gratuitas de Artes Dramáticas, ministradas pelo dramaturgo Don Correa.

Serviço

De 13/fev a 15/mar, quinta a domingo, às 20h

Entrada franca, com ingressos distribuídos uma hora antes do início do espetáculo

Teatro Novelas Curitibanas – Claudete Pereira Jorge | Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1.222, São Francisco – Curitiba/PR. CEP 80510-040.

Classificação indicativa: 14 anos.

Sobre a FALA Companhia de Teatro

Fundada em 2012 pelo diretor e dramaturgo Don Correa e pelo ator Brian Townes, a FALA Companhia de Teatro é sediada em Curitiba. A companhia investiga a concepção de novas dramaturgias e formas do público se relacionar diretamente com as obras e tem como premissa que a vivência  dos criadores é parte indissociável de suas criações. Dentre os trabalhos, destacam-se os espetáculos “Parido” (2012), “Zero” (2013), “Gafanhoto” (2013), “Tutorial” (2017), e “Nós Outros” (2018).

 

Ficha técnica

Direção e dramaturgia: Don Correa

Elenco: Abed Tokmaji, Edith de Camargo, Eduardo Ramos

Composição musical: Abed Tokmaji e Edith de Camargo

Direção musical: Gilson Fukushima

Direção de produção: Michele Menezes

Iluminação: Beto Bruel

Cenário e arte gráfica: Pablito Kucarz

Figurinos: Val Salles

Produção executiva: Sergius Ramos e Gabriela Berbert

Assessoria de comunicação: Luísa Bonin e Thays Cristine – Platea Comunicação e Arte

Fotos: Amanda Vicentini e Bruno Mancuso
Vídeos: Bruno Mancuso

Produção: Pró Cult

Realização: FALA Companhia de Teatro

Teatro Novelas Curitibanas – Claudete Pereira Jorge

Projeto realizado com o programa de apoio e incentivo à cultura – 2019

Fundação Cultural de Curitiba e Prefeitura Municipal de Curitiba

oreporter

Related post