Assomec debate os desafios das novas gestões

 Assomec debate os desafios das novas gestões
Spread the love

Os desafios dos gestores municipais diante da crise econômica que toma conta do país estiveram entre os temas debatidos na primeira reunião ordinária da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba (Assomec). 
O presidente da entidade, Marcio Wozniack, prefeito de Fazenda Rio Grande, disse que os gestores precisam estar atentos a essas dificuldades. “Os municípios que não fizerem os ajustes necessários terão sérios problemas”, comentou.
O encontro, realizado no Plenarinho da Assembleia Legislativa do Paraná, teve como convidado especial o secretário-chefe da Casa Civil, deputado federal licenciado Valdir Rossoni (PSDB), que falou sobre as políticas públicas do Poder Executivo estadual em prol da RMC .
Segundo Rossoni, as prefeituras que não modernizarem suas administrações e não racionalizarem seus gastos estarão fadadas ao insucesso. “É preciso desburocratizar e enxugar a máquina pública. Ou nós racionalizamos e, principalmente, modernizamos as nossas administrações, ou nós vamos aprofundar ainda mais a crise”, avaliou.
Marcio ressaltou que a ideia da entidade é promover outros encontros no mesmo formato para debater temas diretamente relacionados às administrações municipais da RMC. “Queremos cada vez mais trazer secretários e autoridades para promover palestras que abordem temas pontuais, como meio ambiente e mobilidade urbana, por exemplo.

Também promover encontros que proporcionem a atração de novos negócios e que discutam os efeitos da crise econômica que vivemos. O objetivo é trazer pessoas que têm conhecimento e poder para nos ajudar a resolver os problemas das nossas cidades”, disse.
Também estiveram presentes na reunião os deputados Francisco Bührer (PSDB) e Cantora Mara Lima (PSDB); a diretora de Relações Institucionais da Fomento Paraná, Emília Belinati; o diretor-presidente da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec), Omar Akel; e representantes da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), do Sebrae e da Junta Comercial do Paraná, além de prefeitos e autoridades da RMC.

oreporter

Related post