Projeto de Lei quer incluir Paixão de Cristo no calendário de Fazenda Rio Grande

 Projeto de Lei quer incluir Paixão de Cristo no calendário de Fazenda Rio Grande
Spread the love

A encenação da Paixão de Cristo, que é realizada no município desde 2015, deverá ser incluída no calendário de Fazenda Rio Grande. A inciativa é do vereador Dudu Santos, que tem como foco a defesa de projetos ligados ao esporte e à cultura. Aprovado em 1º votação, o projeto segue agora para a 2ª votação ainda na Câmara, depois deve passar por avaliação pelo Prefeito Márcio Wozniack.

“Incluir esse evento no calendário da cidade é garantir aos voluntários e espectadores que ele seja sempre realizado. Além disso, é também o primeiro passo para que o teatro comece um dia a ser financiado com recursos do próprio município”, afirma o vereador, lembrando que, hoje, quem banca a encenação é a iniciativa privada e os próprios organizadores, que fazem ações para arrecadar fundos – é o que conta o diretor de Cultura, Diego Gouveia.

Segundo Santos, sabe-se que o país todo vem sofrendo com a falta de recursos, mas que, por se tratar de um evento importante e totalmente organizado pelo município, nada mais justo que o poder público fazer parte disso.

O vereador destaca ainda que muitos jovens fazem parte do evento e não somente pessoas de uma única religião, mas de várias. As cinco mil pessoas que foram assistir ao espetáculo no ano passado também possuíam várias crenças distintas, o que significa que o evento é, de certo modo, para todos.

A expectativa desse ano é de que a Paixão de Cristo reúna em torno de dez mil pessoas.

SOBRE O ESPETÁCULO

Realizado desde 2015, o teatro da Paixão de Cristo é uma iniciativa da juventude da Igreja Católica, mas reúne também pessoas de outras religiões e até mesmo pessoas que não possuem nenhuma crença, somando uma média de 150 pessoas que se apresentam e estão por trás das cortinas.

De acordo com o diretor de Cultura, os ensaios são realizados todo domingo, desde janeiro, e a forma para arrecadar fundos escolhida são feijoadas, encontros de bandas, etc., tudo feito pelos próprios organizadores. Além disso, também contam com o apoio do departamento de Cultura e de patrocínios do setor privado.

A ideia de incluir o teatro no calendário da cidade e nos editais de incentivo financeiro, segundo Diego Gouveia, não exclui as pessoas que já fazem parte da iniciativa. Pelo contrário, é uma forma de incentivar esse projeto e abrir espaço para que novos projetos também sejam colocados em prática no município.

Para assistir ao espetáculo que é realizado anualmente, na sexta-feira santa, às 21h, na Praça Brasil, basta contribuir com 1 kg de alimento não perecível – que será doado para instituições filantrópicas.

Por: Dayanne Wozhiak

 

  

 

 

oreporter

Related post