Entenda a polêmica envolvendo ‘Como Eu Era Antes de Você’ (contém spoilers)

 Entenda a polêmica envolvendo ‘Como Eu Era Antes de Você’ (contém spoilers)
Spread the love

Como Eu Era Antes de Você’ foi o filme mais visto no Brasil no último final de semana, desbancando super-heróis e adaptações de games. Isso mostra que ainda há gente disposta a ir ao cinema para derramar lágrimas e se emocionar com uma improvável história romântica.

Mas o choro não é a única reação de quem assiste ao longa, adaptado do livro escrito por Jojo Moyes. Há quem saia do cinema furioso com o desfecho, e não exatamente porque o casal de protagonistas não fica junto.

A decisão de acabar com a própria vida, tomada pelo jovem Will (Sam Claffin) por não se contentar em ser tetraplégico, incomodou muito quem convive com esta condição na vida real.

Francesco Clark, autor do livro ‘Walking Papers’, em que conta como aprendeu a conviver com a situação após sofrer um acidente (e inclusive é citado no filme), foi incisivo em sua declaração sobre ‘Como Eu Era Antes de Você’: “Trabalhei duro para mostrar às pessoas que ser tetraplégico não é o fim da vida. É apenas o começo”.

“Sobre a questão do suicídio assistido, sinto-me obrigado a expressar que estou com raiva por ter sido involuntariamente associado a um enredo que sugere que a única opção para vítimas de traumatismos e lesões é a morte”, finalizou.

Já Jojo, que além do livro original também escreveu o roteiro, e a diretora Thea Shorrock têm batido na tecla de que a decisão de Will é algo muito pessoal, e que houve uma pesquisa para garantir que, além de ser algo verossímil, fosse feito com respeito.

Porém, a reação dos ativistas mostra que o cuidado não foi suficiente. É fato que existe uma luta diária de deficientes físicos para acabar com preconceitos e mostrar que é possível levar uma vida digna e ativa, mesmo com a mobilidade reduzida. Algo que o filme passa por cima, em nome de criar um drama para os dois amantes e conduzir a um final trágico.

Usar desta condição para manipular o sentimento dos espectadores é um golpe baixo que nem mesmo o sucesso nas bilheterias justifica.

Fonte: Yahoo

oreporter

Related post

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *