Fazenda melhora colocação no ranking da transparência

 Fazenda melhora colocação no ranking da transparência
Spread the love

Da Redação com Assessoria

Fazenda Rio Grande ficou em primeiro lugar, na região da AMSULEP – Associação dos Municípios da Região Suleste do Paraná Cidade, no ranking paranaense dos Portais da Transparência deste ano. Organizado pelo Ministério Público Federal (MPF), o ranking analisa as boas práticas para que os cidadãos consigam ter acesso às informações da administração pública pela internet. O levantamento analisou o Portal da Transparência de 399 municípios. Seis cidades paranaenses tiveram nota máxima. Curitiba, Balsa Nova, Campina do Simão, Campina Grande do Sul, Mercedes, Pinhais e Rio Negro foram o destaque paranaense na pesquisa, divulgada pelo Ministério Público Federal (MPF).

Se poucas localidades paranaenses conseguiram a nota máxima, a boa notícia é que na média geral houve um avanço. As notas das prefeituras melhoraram 40%, em relação a dezembro de 2015, enquanto a administração estadual teve evolução de 42,62%, passando para a 12ª colocação. Os índices dos portais das 399 prefeituras paranaenses subiram de 4,22, em dezembro de 2015, para 6,13, numa escala que vai de zero a dez. Há, porém, municípios que nem pontuaram, como Céu Azul e Santa Cecília do Pavão. Nos municípios da AMSULEP, Fazenda Rio Grande, em 2015, tinha nota de 2,60 e subiu para 9,00 neste ano. No ranking estadual, ficou com a 43º, sendo que no ano passado ocupava a posição 279º. A prefeitura de Tijucas do Sul teve a segunda melhor média. Em 2015 tinha 6,60 e neste ano 7,30. O município ficou em 157º no ranking estadual. Em terceiro lugar aparece Mandirituba com 6,80, Quitandinha 6,20, Agudos do Sul 6,00, Campo do Tenente 2,00 e Piên 1,00.

A avaliação leva em conta questões como ferramentas de pesquisa na Internet, informações de despesa, receita, licitações e contratos, além de divulgação de relatórios e boas práticas. No total, foram avaliados portais de 399 municípios, além dos mais de 5.500 municípios do Brasil. De acordo com o MPF, as gestões que não cumprem as determinações da lei da transparência no Brasil deverão ser acionados na Justiça. A previsão é de que sejam propostas 1.987 ações civis públicas no Brasil.

IMG_0007

oreporter

Related post

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *