O Lançamento de “Pipa, a mulinha que conta histórias volume 2 – Desvendando o tropeirismo” conecta gerações e reforça a Cultura Tropeira

 O Lançamento de “Pipa, a mulinha que conta histórias volume 2 – Desvendando o tropeirismo” conecta gerações e reforça a Cultura Tropeira
Spread the love

Além de coincidir com datas importantes a cartilha estreia sobre a égide da nova lei de incentivo às bibliotecas escolares.

Da assessoria

Está chegando o momento tão aguardado para os apaixonados por história e cultura brasileira! No dia 26 de abril, data celebrada como o dia estadual do tropeiro no Paraná, o Polo UAB da Lapa, curso de pedagogia da UFPR, será palco do pré-lançamento do livro/cartilha “Pipa, a mulinha que conta histórias volume 2 – Desvendando o tropeirismo”. Este evento marcará uma celebração especial, onde o público poderá mergulhar nas páginas deste livro/cartilha que promete encantar e educar, conectando as novas gerações com as tradições do tropeirismo.

O lançamento nacional será no dia 24 de maio, na Câmara Municipal de Sorocaba – A Capital Brasileira do Tropeirismo – que receberá o emocionante lançamento oficial deste livro/cartilha . “Pipa, a mulinha que conta histórias volume 2 – Desvendando o tropeirismo”, que faz parte da coleção: Aprendiz de Tropeiro é mais do que uma cartilha , é um convite para desbravar as tradições, os costumes e as histórias que permeiam a cultura tropeira. Este lançamento representa uma oportunidade de professores e alunos, além de famílias mergulharem nesse universo, aprender e se encantar com as narrativas que marcaram gerações e continuam a tecer a rica tapeçaria da nossa história.

Lançamento coincide com a sanção de importante lei no setor educacional: A segunda edição da “Pipa a Mulinha que conta histórias – Desvendando o Tropeirismo” será lançada juntamente nos dias subsequentes à sanção da Lei Federal 14.837/2024. Essa lei estabelece que a biblioteca seja considerada um equipamento cultural obrigatório e necessário ao desenvolvimento do processo educativo. Além disso, a Lei 14.837/24 cria o Sistema Nacional de Bibliotecas Escolares (SNBE), com o objetivo de promover a universalização de bibliotecas na rede pública de ensino. Algumas das funções do SNBE incluem:

  • Estabelecer um acervo mínimo de livros e materiais de ensino nas bibliotecas escolares, com base no número de alunos de cada escola.
  • Incentivar a implantação de bibliotecas em todas as instituições de ensino do País.
  • Promover a melhoria da rede de bibliotecas escolares existente.
  • Implementar uma política de acervo para as bibliotecas escolares.
    Com essa nova legislação, a biblioteca escolar passa a ser um equipamento cultural essencial para democratizar o conhecimento, promover a leitura e a escrita, e proporcionar lazer à comunidade. Para o autor Márcio Assad que tem uma especialização em Biblioteconomia, essa nova lei vai ajudar a capilaridade na difusão de livros na distribuição e difusão de materiais como este que estamos lançando. e finaliza Assad: “nada é por acaso”.

oreporter

Related post

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *