Mais de 21 mil estudantes da rede municipal participam do Projeto Educacional DescobertaSJP

 Mais de 21 mil estudantes da rede municipal participam do Projeto Educacional DescobertaSJP
Spread the love

Mais de 21 mil estudantes da rede municipal de ensino de São José dos Pinhais participaram do Projeto Educacional DescobertaSJP. A iniciativa, promovida pela Secretaria de Educação (Semed), que teve início neste ano e transcende os limites da sala de aula, abrangendo conhecimentos de educação ambiental e dos diversos componentes curriculares, como língua portuguesa, história, ciência e geografia.

Segundo a coordenadora de Educação Ambiental da Semed, Sarita Cavalcanti, o projeto é destinado a todos os estudantes do município e apresenta projetos específicos para cada ano escolar, abordando temas como: ‘vida saudável’ para o primeiro ano, ‘dia de campo’ com os estudantes do segundo ano, ‘projeto Terra’ com o terceiro ano, ‘projeto céu’ com o quarto ano e ‘projeto água’ para os estudantes do quinto ano.

Leia mais:
Prefeitura de São José realiza serviços de manutenção em prédios públicos nesta terça-feira (16/04)

Rede de proteção da criança e do adolescente promove discussões em Mandirituba

“Essas atividades de campo incluem transporte e lanche para as crianças, proporcionando uma imersão completa nas temáticas propostas. Cada participante recebeu um material didático e os professores prepararam algumas aulas antes da ida ao acampamento, trabalhando a parte pedagógica e lúdica em conjunto”, explica Sarita.

A proposta do projeto busca promover a integração entre a vivência no campo e os conteúdos trabalhados em sala de aula, conforme ressaltado pela coordenadora. Para viabilizar essa abordagem, a Semed estabeleceu parceria com o Tio Miro Acampamentos (TMA), onde os estudantes e professores desfrutaram de um período de aprendizado e diversão participando de uma série de atividades.

“O passeio foi incrível, sensacional, único. Foi inexplicável ver a alegria das crianças, que chegaram na escola com os olhinhos brilhando depois das atividades. Essa aula de campo poderia ficar pra sempre na nossa rede”, ressalta a diretora auxiliar da Escola Municipal Irmã Maria Eufrásia, Eluana Silva Duarte.

O Projeto Educacional DescobertaSJP faz parte do Educa+ São José dos Pinhais e do Programa Guardiões da Natureza, visando integrar a Educação Ambiental de maneira inter e transdisciplinar com os outros componentes curriculares. Esta abordagem inovadora promove aprendizado teórico, vivência prática e a conscientização ambiental, enriquecendo o processo educativo dos estudantes do município.

oreporter

Related post

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *