Prefeitura de Pinhais inicia elaboração do Plano de Mobilidade Urbana

 Prefeitura de Pinhais inicia elaboração do Plano de Mobilidade Urbana
Spread the love

Município de Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (Da Assessoria)

Da Assessoria

No mês de janeiro, a Prefeitura de Pinhais, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo, deu início à elaboração do Plano de Mobilidade Urbana – PlanMob de Pinhais. Para a produção do plano, é necessária ampla participação e máximo envolvimento da população em todas as suas etapas. Para isso, durante todo este ano, são realizados diversos encontros, como oficinas e audiências públicas, que possibilitarão levantar as principais demandas dos munícipes de Pinhais. “O PlanMob, que fará parte da política de desenvolvimento urbano do município, é essencial para integrar os diferentes modos de transporte, melhorar a acessibilidade e mobilidade de pessoas e cargas no município, e proporcionar o acesso amplo e democrático às oportunidades que a cidade oferece”, explica Leonardo Batistella Favretto, do Departamento de Planejamento Urbano.

Segundo Leonardo, “até o momento, foram realizadas as pesquisas de avaliação do transporte coletivo, as contagens volumétricas de tráfego em pontos de grande circulação e também as pesquisas de origem/destino de cargas dentro da cidade. A Prefeitura tem trabalhado com o auxílio da empresa Cidade Viva, contratada para este processo”, salienta Leonardo.

O Plano é uma ferramenta estabelecida pela Política Nacional de Mobilidade Urbana (PNMU), instituída em abril de 2012 pela Lei Federal nº 12.587, e deve ser integrado ao Plano Diretor – que também se encontra em processo de revisão neste ano. “O Plano de Mobilidade deve incorporar os princípios da mobilidade sustentável, com foco no transporte coletivo e não motorizado”, finaliza.

Serviço

Todo o processo de elaboração do PlanMob e a agenda de eventos podem ser acompanhados pela página: https://mobilidadepinhais.com.br/. Nela, também é possível preencher uma consulta on-line e entrar em contato com a equipe responsável pela elaboração do plano.

oreporter

Related post