Crédito e oportunidades para as mulheres estão no DNA da Fomento Paraná

 Crédito e oportunidades para as mulheres estão no DNA da Fomento Paraná
Spread the love

Integrada e atenta aos movimentos da sociedade moderna, a Fomento Paraná vem aumentando o número de mulheres no quadro de colaboradores e nos cargos de gestão trazendo uma nova visão à tomada de decisão de crédito da instituição. ( Foto: Divulgação Fomento Paraná)

AEN PR

Integrada e atenta aos movimentos da sociedade, a Fomento Paraná vem aumentando o número de mulheres no quadro de colaboradores e nos cargos de gestão nos últimos anos, trazendo uma nova visão à tomada de decisão de crédito. Ao mesmo tempo, a instituição financeira tem olhado, sob orientação do Governo do Estado, para as mulheres empreendedoras com linhas especiais. “A participação maior de mulheres na Fomento Paraná tem muita relação com o novo papel da mulher no mercado de trabalho. E a mescla é muito salutar uma vez que algumas habilidades femininas vem complementar um quadro predominantemente masculino”, afirma Mayara Puchalski, diretora administrativa e financeira da instituição financeira estadual desde 2019.

A diretora faz referência também ao fato de que cada vez mais mulheres estão à frente de cargos estratégicos de grandes empresas, ou como personalidades políticas, e isso também acontece na Fomento Paraná. “Temos hoje 15 mulheres a frente de cargos de gestão e assessoria trazendo um olhar diferenciado para a discussões e influenciando nas tomadas de decisão”, destaca. “Ter mulheres no quadro é um diferencial e contribui muito para o equilíbrio nas discussões, principalmente por ser um quadro dinâmico e resiliente, com potencial de realizar multitarefas”

O quadro de colaboradores da Fomento Paraná conta hoje com 187 pessoas, sendo 75 mulheres que compõem o quadro próprio, pessoal de livre nomeação ou à disposição, membros da diretoria, conselhos e comitês estatutários ou ainda estagiários. São 15 cargos de gestão e assessoria e de comitês ocupados por mulheres. Além disso, a instituição possui 207 mulheres de um total de 376 cadastros ativos de agentes de crédito ou correspondentes.

DEDICAÇÃO E RESPEITO –Uma colaboradora da Fomento Paraná tem um especial carinho de todos na instituição e é recebida com muito respeito em todo o Estado, por onde passa, por sua longa trajetória profissional e também política. É a professora Emilia Belinati, ex-vice-governadora e ex-deputada estadual. Muito ativa, atualmente como assessora do diretor-presidente da instituição, Emilia Belinati destaca o olhar humano da mulher no exercício de suas tarefas. “A mulher é importante porque ela consegue enxergar não só a questão técnica ou profissional de sua área, mas consegue se colocar no lugar do outro, do cliente, do colega de trabalho, e consegue observar as possibilidades para e alternativas para resolver as questões, olhando sempre como um ser humano que precisa ser compreendido e ter suas atividades e sua reivindicação atendida”, diz.

EMPREENDEDORISMO FEMININO –Dados do Sebrae mostram que mais da metade dos novos negócios são abertos por mulheres, especialmente no setor de serviços. A maioria empreende por necessidade, para cuidar dos filhos e sustentar a família. Quase todas precisam começar do zero, sem recursos, ou com alguma poupança familiar, pois pouquíssimas têm acesso a crédito para iniciar a atividade.

oreporter

Related post