Um evento realizado pela Secretaria Municipal de Turismo (Setur) na noite desta quinta-feira (25), no auditório Segismundo Salata da Câmara de Vereadores de São José dos Pinhais, encerrou as atividades da Semana Municipal de Turismo. O encontro, em alusão ao Dia do Turismo, celebrado neste sábado (27), reuniu autoridades, empreendedores locais e convidados em uma programação que incluiu palestra, homenagens e valorização das rotas turísticas que fortalecem a identidade do município.
A palestra principal foi ministrada pelo proprietário do Hard Rock Café Curitiba, Rafael Magosso, que compartilhou sua trajetória e trouxe contribuições sobre empreendedorismo, inovação e os desafios e oportunidades do setor turístico.
Durante a solenidade, foram homenageados empreendimentos locais que se destacaram no desenvolvimento turístico regional e que participaram da Feira Internacional de Turismo, realizada em Foz do Iguaçu; turismólogos do município que contribuíram para o fortalecimento do setor; além de associações, comunidades e igrejas parceiras das ações da administração municipal.
“Com muita alegria encerramos a Semana, foram dias de atividades, encontro e troca de conhecimento. Agradeço a todos que contribuíram para tornar essa semana real. Temos uma equipe comprometida e capacitada que faz a secretaria acontecer. O turismo é um motor de desenvolvimento econômico e cultural. Seguiremos unidos para valorizar nossa história e belezas naturais”, destacou o secretário municipal de Turismo, Silvio Antônio Silveira.
A atuação da Setur foi elogiada pelo engajamento e pela criação de políticas integradas. O vice-prefeito Delegado Michel destacou que o setor já ultrapassa os limites municipais e é reconhecido inclusive internacionalmente.
“Sempre defendemos um ecossistema adequado para o turismo, que não cresce sem apoio nem visão. Assim, surgiu a missão da gestão em criar uma secretaria específica para o turismo, que tem entregado bons frutos. Quando eu e a prefeita Nina elaborávamos nosso plano de governo, deixamos claro que a Setur seria prioridade. São José dos Pinhais já é uma das cidades mais relevantes do Paraná e, unidos com outros municípios próximos, todos ganhamos e a economia de toda a Região Metropolitana de Curitiba será fortalecida”, enfatizou o vice-prefeito.
Turismo em São José dos Pinhais é destaque
São José dos Pinhais consolidou-se como referência no turismo rural e cultural no Paraná por meio de suas quatro rotas oficiais:
- Caminho do Vinho: localizado na colônia italiana do município, reúne vinícolas, queijarias, cafés coloniais, restaurantes e produtores de artesanato.
- Caminhos da Colônia Murici: rota que valoriza a agricultura familiar, festas tradicionais, gastronomia local e manifestações culturais.
- Rota das Colônias: itinerário que percorre colônias de imigrantes europeus, preservando arquitetura, culinária e festas típicas.
- Destinos do Campo: roteiro voltado ao turismo rural, gastronomia e experiências de convivência com a vida no campo.
Outro destaque são as Caminhadas na Natureza, que já somam 56 edições realizadas, com mais de 130 mil participantes. Os eventos consolidaram-se como atrativos permanentes do calendário turístico local, fortalecendo a integração entre atividade física, lazer e valorização das paisagens naturais do município.
A cidade também promove festas tradicionais que movimentam a economia e valorizam a cultura local, como a Festa do Vinho, a Festa da Cidade, a Festa da Colheita e o Festival de Cerveja Artesanal, que atraem milhares de visitantes a cada edição.


Presenças
Além do vice-prefeito Delegado Michel e do secretário da Setur, Silvio Antônio Silveira, o evento de encerramento da Semana Municipal de Turismo contou com a presença do vice-presidente da Câmara de Vereadores, Paulinho Maradona; do diretor administrativo da Agência de Desenvolvimento Turístico das Rotas do Pinhão (Adetur), Geraldo Simião; do superintendente da Secretaria de Desenvolvimento Metropolitano e da Coordenadoria do Pró-Metrópole, Márcio Barros; e do secretário de Cultura e Turismo de Araucária, Glaucio Karas.





