A Prefeitura de São José dos Pinhais, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Semma), segue ampliando as ações de conscientização ambiental na área rural do município. Novos contêineres para o descarte correto de resíduos foram instalados nas regiões da Murici (em frente à Escola Municipal São José), Curralinho (na Estrada da Roseira, próximo à Mercearia Império e na Rua João Pires Filho, próximo ao Recanto do José) e Capão Grosso.
A iniciativa integra o projeto de instalação de ecopontos rurais, financiado pelo Fundo Municipal de Saneamento e Meio Ambiente. O objetivo, segundo a Semma, é incentivar os moradores a realizarem o descarte correto de resíduos recicláveis, contribuindo com a preservação ambiental e com a limpeza das comunidades rurais.

Os ecopontos são contêineres marítimos reaproveitados, escolhidos após estudo técnico que considerou durabilidade, custo e segurança. Com cerca de três metros de comprimento, por 2,30m de largura e 2,40m de altura, os equipamentos são resistentes à água, fogo e ferrugem, e foram adaptados para receber diferentes tipos de materiais recicláveis.
“Esses novos pontos de coleta representam mais uma etapa no nosso compromisso com a sustentabilidade e a gestão responsável dos resíduos. Queremos que a população da zona rural tenha acesso à mesma estrutura de coleta seletiva existente nas áreas urbanas, reforçando a importância do descarte consciente e da participação de todos nesse processo”, afirma o secretário municipal de Meio Ambiente, Samuel Alves da Silva.
Nos contêineres podem ser descartados papéis, plásticos, isopor, vidro, metais, embalagens do tipo tetra pak, além de óleo de cozinha usado (desde que frio e acondicionado em garrafa PET bem fechada), pilhas, baterias e eletroeletrônicos. Cada compartimento é identificado com adesivos que indicam o local correto de descarte para cada tipo de material.
Locais onde estão instalados os contêineres:
Campo Largo da Roseira
- Rua Antônio Singer, próximo nº 4.533
- Rua Antônio Singer, em frente ao Cemitério do Campo Largo da Roseira
Contenda
- Rua Pedro Kramar, próximo à Panificadora Nogueira – Contenda
- Rua Maria Andriguetto Kusma – em frente ao Ginásio de Esportes Tio Zico, na Contenda
Campina do Taquaral
- Rua José Zanqueta Filho – em frente à Unidade de Saúde Campina do Taquaral
Colônia Malhada
- Rua Nicolau Braholka – lateral do Centro de Esporte e Lazer Aloísio Mikos, na Colônia Malhada
Papanduva da Serra
- Rua São José Maria Escrivá, nº 2190 – Papanduva da Serra
- Rua São José Maria Escrivá, próximo ao nº 4780 – Papanduva da Serra
Curralinho
- Estrada do Curralinho, em frente Mercearia Império
- Rua João Pires Filho, próximo à entrada Recanto do José
Murici
- Rua João Lipinski, nº 71 — Em frente à Escola Municipal São José, na Colônia Murici
Capão Grosso
- Rua João Bortolan, entre a Subestação Curitiba Leste e a Capela N. Sra. de Lourdes, no Capão Grosso,
O material recolhido é encaminhado às associações de catadores de São José dos Pinhais, promovendo a inclusão produtiva e fortalecendo a economia circular no município.
Ecopontos na área rural
O projeto prevê a instalação de 50 contêineres em bairros da zona rural de São José dos Pinhais, com previsão de implantação de quatro unidades por mês, conforme estudos técnicos que avaliam o solo e a infraestrutura elétrica dos locais.
De acordo com a Semma, os próximos ecopontos serão instalados nos bairros Nhaíva, Avencal, Cachoeira, Campestre da Faxina, Córrego Fundo, Barro Preto, Costeirinha, Faxina, Santo Antônio, Gamelas, Malhada, Mergulhão, Pinheiro Seco, Rio de Uma, Roça Velha, Vila Nova Cachoeira e Saltinho da Malhada.