Home / Cidades / São José dos Pinhais / São José dos Pinhais é a 53ª cidade brasileira inteligente de acordo com o Ranking Connected Smart Cities

São José dos Pinhais é a 53ª cidade brasileira inteligente de acordo com o Ranking Connected Smart Cities

São José dos Pinhais alcançou a 53ª posição no Ranking Connected Smart Cities, em uma lista que analisou 5.575 municípios brasileiros. O estudo, referência nacional em avaliação de cidades inteligentes, considera 74 indicadores distribuídos em 11 eixos temáticos — como mobilidade, saúde, segurança, tecnologia e inovação, meio ambiente, governança e educação — para medir o grau de conexão, sustentabilidade e eficiência urbana.

A posição de 53º coloca São José dos Pinhais acima da média em comparação a municípios com estrutura urbana menos desenvolvida. Essa colocação ressalta tanto os acertos do município quanto as áreas em que ainda há espaço para aprimoramento.

Segundo o secretário municipal de Inovação, Modernização e Transformação Digital, Rafael Rueda Muhlmann, São José dos Pinhais estar entre as 100 cidades mais bem avaliadas do Brasil e alcançar a 53ª posição no Ranking Connected Smart Cities é um reconhecimento do esforço que de todo o trabalho que vem sendo desenvolvido para modernizar a gestão pública, investir em inovação e promover qualidade de vida para a população. “Essa conquista mostra que estamos no caminho certo e reforça a importância de continuar trabalhando pelo desenvolvimento sustentável e inteligente do município”, afirma.

O município já vem sendo reconhecido em outras frentes relacionadas à inovação. Recentemente, durante o Congresso Connected Smart Cities 2025, São José dos Pinhais conquistou dois selos bronze nas categorias Cidades Inteligentes (boas práticas em cidades inteligentes) e Ecossistemas de Inovação (boas práticas de governança de ecossistemas municipais de inovação).

Também foi agraciado com o Prêmio InovaCidade 2025 por iniciativas tecnológicas e sustentáveis, o que evidencia atuação local alinhada aos ideais de cidades inteligentes.

Sobre o ranking

O ranking é promovido pela plataforma Connected Smart Cities, em parceria com a consultoria Urban Systems e adota critérios alinhados às normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) 37120, 37122 e 37123, bem como métricas exclusivas, para oferecer um panorama dos níveis de maturidade das cidades brasileiras no âmbito “smart”.

As cidades são comparadas em razão de suas características, com ponderações que permitem ascensão ou queda conforme melhora própria ou de municípios vizinhos. Segundo o relatório da edição 2024, o estudo considera municípios com mais de 50 mil habitantes, embora seu impacto simbólico e técnico seja observado mesmo em cidades de porte médio.

A plataforma do ranking permite, ainda, visualizar recortes por região, porte e analisar a evolução de indicadores ao longo dos anos. Entre os critérios, são avaliadas também dimensões de inovação, conectividade digital e o efeito das políticas públicas locais alinhadas ao conceito de cidade inteligente.

Marcado: