O Ministério Público do Paraná, por meio da Subprocuradoria-Geral de Justiça para Assuntos Jurídicos (SubJur), deflagrou nesta quinta-feira (9) a Operação Fake Care, no município de Fazenda Rio Grande, na Região Metropolitana de Curitiba. A ação contou com o apoio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e teve como objetivo desarticular uma organização criminosa voltada à prática de crimes contra a administração pública na área da Saúde.
Entre os presos estão o prefeito Marco Antonio Marcondes Silva, o auditor do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), Alberto Martins de Faria, e os empresários Francisco Roberto Barbosa, conhecido como Beto Rocha, Samuel Antonio da Silva Nunes e Abrilino Fernando Gomes, sócios da empresa investigada.
De acordo com o Ministério Público, a investigação revelou que o grupo teria atuado em um esquema de superfaturamento e direcionamento de contratos públicos relacionados à prestação de serviços de testagem domiciliar e levantamento estatístico durante o período de pandemia. O modelo de contratação teria sido utilizado para desviar recursos públicos, mediante o pagamento de propina a servidores do alto escalão da administração municipal.
O prejuízo estimado aos cofres públicos de Fazenda Rio Grande ultrapassa R$ 10 milhões, segundo o MPPR. Foram cumpridos mandados de prisão preventiva contra os cinco investigados, além de buscas e apreensões em residências, gabinetes da prefeitura e escritórios localizados em Curitiba e Fazenda Rio Grande.
O Tribunal de Justiça do Paraná também determinou a suspensão do exercício da função pública de quatro dos investigados, com o consequente afastamento de seus cargos. A operação segue sob sigilo judicial, e os nomes dos demais envolvidos ainda não foram oficialmente divulgados pelo MP.
Em nota oficial, a Prefeitura de Fazenda Rio Grande informou que o setor jurídico ainda está tomando conhecimento de todos os detalhes sobre a operação do Gaeco. Assim que houver uma manifestação formal, o município divulgará nota oficial e mais informações sobre o caso.
📍 Fazenda Rio Grande – PR
🗓 Atualizado em 9 de outubro de 2025





