CidadesDestaquePolíticaTijucas do SulÚltimas Notícias

Vereadores mirins de Tijucas do Sul visitam a Alep

Ao despertar o sentimento de cidadania na Câmara de Tijucas do Sul, os vereadores mirins ficaram encantados com a Alep

Presidente da Câmara, Zé Antônio, levou os vereadores mirins de Tijucas a vista à Alep

Por Léo Souza

Não resta nenhuma dúvida que a tarde da última segunda-feira (25), certamente, foi inesquecível para os onze vereadores e vereadoras mirins do município de Tijucas do Sul, que integra a Região Metropolitana de Curitiba (RMC). Eles tiveram a oportunidade de conhecer as dependências da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (Alep), no Centro Cívico, em Curitiba. E a finalidade da visita à Alep foi exatamente despertar nas crianças o sentimento de cidadania.

Maria Cecília F. da Silva não escondeu a sua satisfação em visitar a Casa de leis do Estado do Paraná. “É uma experiência muito incrível. Eu achei muito interessante para a minha vida”, descreveu Maria Cecília, que é autora de dois projetos na Câmara Municipal de Tijucas do Sul: a implantação da sala de informática e do programa alimentação saudável. “Eu criei esses projetos para a minha escola, mas pretendo que se estendam para as escolas de todo o município”, avisou a presidente da Câmara Mirim.

Para Gustavo Franco, autor do projeto que torna obrigatória a oferta da disciplina da Língua Inglesa em todas as escolas de Tijucas do Sul, a experiência contribuiu para adquirir novos conhecimentos. “Eu aprendi algumas coisas que eu desconhecia. Tudo isso será muito importante na minha vida, quando atingir à idade adulta”, previu Gustavo Franco.

A diretora da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Leovanil Camargo, Fátima Rosane Cruz, acompanha os alunos desde quando eles chegaram ao estabelecimento de ensino. Igualmente aos vereadores mirins, a emoção demonstrada pela diretora confirma que a data ficará na memória dos pequenos alunos. “É uma experiência única na vida deles. Eu percebo que todos eles estão empolgados com a visita. Já ouvi ali, uma comentando: eu quero ser deputada”, observou Fátima Rosane Cruz.

Ao menos três projetos apresentados pelos vereadores mirins se transformaram em lei em Tijucas do Sul. O vereador Manoel Marcos da Silva (Maneco) não esconde o entusiasmo com o desempenho dos pequenos vereadores na segunda legislatura mirim na Câmara Municipal. “As crianças passam a conhecer o trabalho dos vereadores. Eles também ficam sabendo das dificuldades que encontramos no cargo. Eles não tinham noção de como funciona o Poder Público”, destacou Maneco.

Autor do projeto Câmara Mirim, o vereador José Antônio dos Santos (Zé Antônio), presidente da Câmara de Tijucas do Sul, comemora o sucesso de sua iniciativa no município. “Estamos aqui para mostrar a essas crianças como funciona o Poder Legislativo municipal e estadual. E o projeto da Câmara Mirim é este: criar vereadores com pensamento totalmente diferente. Pretendemos continuar realizando eventos desta natureza”, prometeu Zé Antônio.

Vereadores e vereadoras mirins de Tijucas do Sul ficaram encantados com a programação na Alep
Tags
Continuar lendo

Artigos Relacionados

Verifique também

Close

Skip to content