DestaquePolíticaQuitandinhaÚltimas Notícias

Urbano Piontikevicz receberá Título de Cidadão de Quitandinha

Homenagem é o reconhecimento pela contribuição do senhor Urbano para desenvolvimento de Quitandinha

Senhor Urbano Piontikevicz contribuiu diretamente para o desenvolvimento da cidade

Por Léo Souza

O senhor Urbano Piontikevicz teve seu nome lembrado pelo Poder Legislativo, por intermédio dos vereadores Marcos Aurélio de Andrade Lemos, o Marquinho da Acarpa (PP), e Amir Ribeiro Lemos (PEN). Em reconhecimento a sua dedicação e aos serviços prestados ao município de Quitandinha, os dois vereadores apresentaram a proposta para conceder o Titulo de Cidadão Honorífico ao Senhor Urbano Piontikevicz.

Por unanimidae, os nove vereadores aprovaram a proposta. A homenagem e a entrega do título acontecerá em Sessão Solene no plenário da Câmara Municipal em data e horário a serem estabelecidos. “Ele tem uma grande história no município. Se Quitandinha é tudo o que é hoje, é graças ao senhor Urbano. Então é justa essa homenagem singela ainda em vida. Aos 80 anos, ele vai todos os dias, sempre na hora do almoço, fazer a oração dele na rádio de Quitandinha. Contribuiu bastante para o desenvolvimento de Quitandinha”, justificou o presidente Marquinho da Acarpa.

Com sangue quitandinense correndo nas veias, o senhor Urbano Piontikevicz nasceu e foi criado na Localidade de Doce Grande. O início da trajetória vitoriosa foi com o empreendimento do primeiro moinho de farinha da região, conhecido como “Farinha Sururuca”, onde trabalhou com sua família por mais de dez anos. Em seguida veio morar na Vila (como é conhecida a área central de Quitandinha até os dias atuais), a convite do Padre Miguel Mickosz. “Fiz uma visita ao senhor Urbano (Piontikevicz) e ele ainda guarda as embalagens da Farinha Sururuca da época que produzia em Doce Grande”, contou Amir Lemos.

Há 48 anos, o senhor Urbano fundou o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Quitandinha, tendo sua primeira assembleia de constituição na data de 19 de Setembro de 1971, com apoio da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores Familiares do Estado do Paraná (Fetaep). “É muito justa esta homenagem. Aos 80 anos, ele ainda atua no Sindicato. Eu quero participar e não vejo a hora de chegar o dia da solenidade para esta Casa fazer a entrega deste título ao senhor Urbano”, aprovou o vereador Amilton do Banco.

Em 18 de novembro de 1978, o Sr. Urbano conseguiu um feito histórico, criou a Fundação Médica e Assistencial dos Trabalhadores Rurais de Quitandinha, que é o Hospital de Quitandinha ou Hospital Cristo Rei. O hospital atende os sindicalizados, além da população de Quitandinha e região, por meio do convênio com o Sistema Único de Saúde (SUS), em atendimento 24h disponível a quem precisa de auxílio médico. “Há 42 anos, este senhor conseguiu conquistar na época do extinto Inamps (Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência, atual INSS: Instituto Nacional de Seguridade Social) um hospital para a nossa cidade, é um feito histórico”, reconheceu Amir.

No ano de 2000, o senhor Urbano trouxe mais um feito histórico para a cidade ao criar a Rádio Comunitária da cidade, a Quitandinha FM. Na época sofreu muita perseguição e resistência para seu funcionamento e manutenção. Graças a persistência e dedicação dele, após 19 anos, a rádio está em pleno funcionamento, trazendo informação e entretenimento a toda a população. “Os sindicatos e as  rádios comerciais não aceitavam e ficava aquela situação constante de fecha e abre a rádio Quitandinha. Ele gastou muito dinheiro do bolso para manter a emissora no ar. E hoje a Quitandinha FM está aí. Quem é que não gosta de ouvir a Quitandinha FM?”, indagou o vereador Amir Lemos.

A nova geração pode até desconhecer, mas o senhor Urbano também foi um dos grandes líderes políticos da cidade, tendo sido eleito Vereador por dois mandatos, sendo um em 1972 (Gestão do prefeito Ely Andrade) e depois reeleito em 1976 (Gestão do prefeito Anatólio Lipinski). Também foi presidente da Casa de Leis por dois anos.

Imagens: Arquivo pessoal do senhor Urbano Piontikevicz

Tags
Continuar lendo

Artigos Relacionados

Skip to content