Tijucas do Sul: Problemas de lixo no Vossoroca é recorrente, diz secretário Maneco do Meio Ambiente

 Tijucas do Sul: Problemas de lixo no Vossoroca é recorrente, diz secretário Maneco do Meio Ambiente
Spread the love

Turistas e pescadores jogam lixo em estrada na Mata Atlântica em Tijucas do Sul (Da Assessoria)

Da Redação

Na edição 512, deste O Repórter, veiculamos matéria de moradores da Represa do Vossoroca, reclamando do despejo de lixo por parte de pessoas que vão ao local passar finais de semana e feriados. A comunidade, com cerca de 40 famílias, informa que precisa promover mutirões seguidamente, como forma de preservar a Mata Atlântica, que fica na região da APA – Área de Proteção Ambiental de Guaratuba. “Precisamos do apoio da prefeitura para manter a nossa região limpa e preservada”, disse um dos moradores na matéria.

O Secretário de Turismo e Meio Ambiente de Tijucas do Sul, Manoel Marcos da Silva, procurado pela reportagem, disse que o problema de despejo de lixo por turistas é recorrente. “Infelizmente, as pessoas vão até o Vossoroca passear e pescar e deixam muito lixo. É um problema de anos e anos. Assumi a secretaria no começo do ano. Conversei com um dos moradores que fez a reclamação e fizemos um planejamento para minimizar a situação das famílias que residem naquela região. Vamos realocar as lixeiras para perto das casas e colocar placas de é proibido jogar lixo. O correto seria que as famílias, que vão até a represa passear, que colocassem os lixos que produzem nas lixeiras, mas não é isso que acontece. Vamos procurar fazer o melhor para que àquela localidade e recolher os lixos deixados na Mata Atlântica”, promete Maneco.

Manoel destaca que uma fiscal esteve na região levantando os problemas e que uma ação foi planejada para recolher os dejetos deixados por visitantes. A Secretaria de Meio Ambiente conta com dois caminhões de coleta de lixo e, Tijucas do Sul, por ser grande em extensão territorial, o trabalho fica mais lento. “Os dois caminhões têm que recolher lixo da área urbana e rural. Então este trabalho fica mais difícil, mas vamos administrar todos os problemas que chagarem até a nossa secretaria. Pedimos para que a população nos procure e indique onde estão os problemas, para buscarmos soluções”, finaliza Maneco.

oreporter

Related post