SETRAB investe em qualificação profissionalizante para a população

Sede da SETRAB em São José dos Pinhais (Divulgação)

Da Assessoria

A Secretaria de Trabalho, Emprego e Economia Solidária (SETRAB) de São José dos Pinhais, com a missão de planejar, desenvolver e executar políticas que atendam todos os cidadãos para uma vida digna por meio do trabalho, seja por meio de capacitação ou recolocação no mercado de profissional, vem desde o início do ano (2021) promovendo inúmeras ações em prol da população, tomando as devidas medidas de combate e prevenção ao COVID-19 e respeitando as legislações vigentes sobre a pandemia. Desta forma, a previsão para o segundo semestre é de abrir novos cursos de qualificação profissionalizante, utilizando recursos próprios da administração pública, bem como através de agentes parceiros, como o SENAI e SENAC, ambos com sede no município.

Segundo a SETRAB a próxima grade de cursos irá contemplar quatro (04) turmas de 30 alunos de Assistente de Controle de Qualidade, uma turma de Excel Básico com 30 alunos, duas turmas de 30 alunos de Operador de Processo de Produção, totalizando 60 alunos, uma turma de Programador de CNC com 25 alunos, e uma turma de Logística Avançada com Operador de Empilhadeira com 30 alunos. As inscrições são realizadas através do Portal da Prefeitura: http://servicos.sjp.pr.gov.br/servicos/cursos/controller/ , porém sem data definida. A Secretaria informa ainda que novos cursos na área de Culinária e Industrial serão licitados e ofertados no futuro.

O secretário da SETRAB, Luiz Gustavo S. Mello ressaltou o compromisso da gestão com ações de capacitação aos trabalhadores e a importância de assistir os são-joseenses quanto a profissionalização continuada. “Mais do que orientar e atender os trabalhadores quanto aos seus direitos e demandas, a equipe da SETRAB busca capacitar com excelência à população que buscar uma nova oportunidade de trabalho e/ou a recolocação no mercado, por meio de cursos certificados e com o intuito de melhor preparar e capacitar os trabalhadores do município”, comentou Luiz.

Ações de qualificação profissionalizante da SETRAB

Dados da SETRAB informam que no começo deste ano foram convocadas 120 pessoas para quatro (04) turmas de Operador de Processo de Produção (mecânica básica), 54 pessoas para três turmas de Mecânica Industrial em parceria com SENAI, 30 pessoas para a turma de E-Commerce – Vendendo no comércio eletrônico em parceria com o SENAC, 25 pessoas para o curso de Programador de CNC, 60 pessoas para o curso de Excel Básico. E agora, em andamento, 60 pessoas para o curso de Logística Avançada com Operador de Empilhadeira e 60 pessoas para Excel Avançado. Neste cenário já são cerca de 320 pessoas capacitadas em 15 turmas, onde 11 delas foram efetuadas com recursos próprios da Prefeitura, e as outras por meio de agentes parceiros.

Veja também...