Saúde de Mandirituba reorganiza fluxos de atendimentos

 Saúde de Mandirituba reorganiza fluxos de atendimentos
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Da Assessoria

O município de Mandirituba, por meio da Secretaria de Saúde, dá início à reestruturação nas Unidades Básicas de Saúde, Hospital e Policlínica, com objetivo de dar mais agilidade aos atendimentos de casos suspeitos de Covid 19. A decisão foi tomada, após reunião com a equipe técnica de todas as unidades e, diante das dificuldades enfrentadas pelas equipes de frente ao enfrentamento à pandemia. Desde a última quarta-feira (17), as Unidades Básicas de Saúde de Mandirituba estão otimizando os atendimentos aos pacientes com sintomas característicos do Coronavírus, como febre junto com tosse, dor de garganta ou dificuldade respiratória e, consequentemente assegurar as medidas de controle precoce evitando a disseminação do vírus, através do protocolo de triagem.

O novo método irá acelerar o atendimento de casos suspeitos pelas equipes da Atenção Primária nos postos de saúde, impedindo a circulação e o contágio do vírus nesses ambientes. A medida é voltada para pacientes com risco de infecção pelo novo coronavírus, priorizando pacientes do grupo de risco, como idosos e portadores de doenças crônicas e autoimunes, gestantes e puérperas, até 45 dias após o parto. Assim que chegarem ao posto de saúde com os sintomas de gripe, os pacientes serão encaminhados para um ambiente de isolamento respiratório, evitando a circulação e contágio local de outros pacientes.

De acordo com os gestores da saúde de Mandirituba, os atendimentos na Unidade de Saúde da Lagoinha estão suspensos, sendo os pacientes remanejados para a Unidade Básica de Saúde do centro, para que, desta forma, os atendimentos possam ser otimizados.

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O que muda nos fluxos do hospital municipal?

Os atendimentos no Hospital Municipal de Mandirituba, serão 24 horas, centralizando 100% dos casos com sintomas característicos do Coronavírus, como febre junto com tosse, dor de garganta ou dificuldade respiratório e pacientes positivos de covid-19, em alas separadas. Na Policlínica, os atendimentos serão 24 horas, acolhendo os pacientes sem queixa de sintomas de covid-19. Desta forma, teremos redução do contágio. Atendimentos disponíveis: Pronto Atendimento Geral, Consulta Clinica de Urgência e Emergência e (Pediatria e Ortopedia conforme a agenda já existente). O novo fluxo foi implantado de forma provisória e, é avaliado diariamente pela equipe técnica e setor de epidemiologia. A orientação é para que as pessoas procurem somente o serviço de saúde, se tiverem sintomas mais presentes, como tosse, dor de garganta, febre persistente mesmo com o uso de antitérmico. Caso tenha esses sintomas associados à falta de ar deve procurar imediatamente o serviço de urgência.

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