PiênSaúde

Sarampo – Uma Enfermidade Antiga Que Voltou A Preocupar A Região

O sarampo, uma enfermidade que foi considerada extinta no Brasil, desde 2016, voltou a preocupar as autoridades de Saúde de todo o país.  Após vinte anos sem nenhum registro de caso confirmado de Sarampo no Estado do Paraná, segundo os últimos dados obtidos no site da Secretaria de Saúde do Estado, até o dia 02 de outubro, havia 279 casos suspeitos de sarampo em investigação, com confirmação de 59 casos no Estado, destes 54 em Curitiba e região metropolitana, mais 2 casos em Maringá, 1 em Ponta Grossa, 1 em Jacarezinho e 1 em Rolândia.  Em Piên e municípios que fazem divisa, ainda não existia nenhum caso confirmado de sarampo, no boletim divulgado.

Seguindo as orientações do Ministério da Saúde, a equipe da Secretaria de Saúde de Piên vem realizando uma série de ações com o objetivo de proteger, especialmente as crianças, do sarampo.  O Secretário de Saúde, Jair Batista, esclarece que o sarampo é causado por um vírus e é altamente contagioso, porque pode ser transmitido por quem está infectado quando essa pessoa tosse, fala ou espirra perto de outras pessoas e que o sarampo se caracteriza, num primeiro momento, por sintomas como febre com tosse, irritação nos olhos, nariz escorrendo ou entupido e um mal-estar intenso e na sequência, cerca de três a cinco dias depois, podem aparecer outros sinais, como manchas vermelhas no rosto e atrás das orelhas, que se espalham pelo corpo.

Em Piên, o Secretário de Saúde, Jair Batista, esclarece que já foi realizada uma etapa de vacinação. “Assim que tivemos a informação da presença do vírus do sarampo, no Paraná, imediatamente determinamos a vacinação de todos os motoristas e demais profissionais da Secretaria de Saúde e do Hospital de Piên, porque esses profissionais sempre estão mais expostos às situações de contaminação pelo vírus e, naturalmente, precisam estar bem para poder cuidar da população.  Também já realizamos uma primeira fase da campanha de vacinação das crianças entre 6 meses até um ano de idade, onde aplicamos 91 doses.  Agora, já iniciamos a nova campanha de vacinação contra o sarampo, que começou na última segunda-feira, dia 07 e se estenderá até o próximo dia 25 de outubro.  Nesta campanha de outubro, que estamos realizando, devem ser vacinadas as crianças com idade acima de 6 meses e que ainda não tenham completado 05 anos. Então, se a criança tiver entre 6 meses e até 4 anos, 11 meses e 29 dias, ela deve ser vacinada. Assim, a criança ficará protegida, com uma única dose, não só contra o sarampo, mas também contra a caxumba e a rubéola, pois será dada a vacina tríplice viral”, comentou.  A vacinação em dia é um direito da criança e é uma obrigação dos pais levar os filhos para vacinação. Em Piên, os pais devem levar as crianças que se encontrarem na faixa de idade da campanha, tanto no posto de Saúde do Centro quanto no posto de Trigolândia, nos horários normais de atendimento e, principalmente, para atender os casos em que os pais não conseguem levar as crianças para tomar a vacina durante a semana, porque trabalham fora durante o dia todo, será realizado no dia 19 de outubro, sábado, o DIA D da campanha de vacinação do sarampo, nos postos de saúde do centro e de Trigolândia  das 08 as 12 horas e das 13 até as 17 horas.

No dia da vacinação, e necessário levar a carteirinha de vacinação para fazer as anotações e também uma conferência, pois caso a equipe de Saúde verifique que a criança não está com a vacinação em dia, já aproveitará a presença da criança para dar outras vacinas que estejam faltando e que a criança possa tomar, dentro do calendário de vacinação, como por exemplo a vacina contra Hepatite A ou Varicela.

Continuar lendo

Artigos Relacionados

Skip to content