Recém-nascido se engasga com leite materno e é salvo por PM

 Recém-nascido se engasga com leite materno e é salvo por PM
Spread the love
Soldado Fanini é rádio operador da PM e quem socorreu menino de 1 mês

Da Redação

Um policial militar de Fazenda Rio Grande, salvou a vida de um bebe recém-nascido de apenas um mês de vida, que havia se engasgado com leite materno. O caso foi registrado por volta das 21 horas e o policial é o soldado Fanini, radio operador, que estava em serviço.

Ele conta que ouviu chamado na portaria da Companhia e, ao sair para ver do que se tratava, encontrou os pais desesperados, pedindo ajuda. “Eu fiz os procedimentos e na terceira tentativa, a criança voltou a chorar. Uma viatura que estava no plantão, encaminhou os pais e a criancinha até a Unidade de Pronto Atendimento para a desobstrução das vias aéreas. Somos treinados para este tipo de ocorrência, mas nunca esperamos passar por este tipo de situação. Graças a Deus deu tudo certo e o bebezinho foi salvo”, comentou o soldado Fanini, da Polícia Militar de Fazenda Rio Grande.

Segundo os médicos pediatras, geralmente, o engasgo ocorre como reflexo da nova condição do bebê que está aprendendo a respirar depois de meses no útero da mãe. É um dos principais vilões dos recém-nascidos. Essa condição ainda assusta, principalmente as mães de primeira viagem, sobretudo nos primeiros socorros. Apesar das dificuldades aparentes do momento, o esclarecimento pode evitar complicações. Até que o bebê aprenda a coordenar os movimentos de sugar, deglutir e respirar, quando o engasgo ocorrer, siga a dica de médicos. O ideal é apoiar o bebê pelo peito, deixando-o na posição de bruços, para facilitar a saída do leite que, ao invés de ser deglutido, desviou-se para as vias respiratórias. O risco do engasgo com leite está na aspiração do líquido, leite nas vias aéreas em vez do estômago.

Os pais, que moram no Bairro Nações, em Fazenda Rio Grande, contam que o menino, de 1 ano, se engasgou enquanto mamava. “Quando observei que ele ficou sem respiração, decidimos levar ao hospital, mas temendo ter que esperar, decidimos chegar no quartel da polícia, que promoveu os procedimentos e salvou nosso menino. Agradeço ao soldado Fanini pela pronta atenção e por ter salvo nossa criança. Ele está bem graças a Deus”, disse a mãe.

 

 

oreporter

Related post