DestaqueFazenda Rio Grande

Prefeitura mantém incentivo para a Agricultura Familiar

dsc_0214

A Prefeitura de Fazenda Rio Grande realizou nesta semana, a chamada pública para fornecimento de hortifrutis produzidos pela Agricultura Familiar Fazendense para o programa Troca Verde. No procedimento público, a Associação de Produtores de Fazenda Rio Grande, ficou responsável pelo fornecimento de R$ 160,8 mil de hortifrutis para o programa.

Participaram do procedimento, representantes do Departamento de Agricultura e o presidente da Associação, Kevin Hikishima, que destacou a importância deste e de outros programas de aquisição direta da Agricultura Familiar Fazendense.

Para Eli Cesar, responsável pela área de Agricultura, a renovação é um incentivo a mais para os produtores.  “Uma experiência que tem dado certo, em que nossos agricultores tem sido incentivados em um projeto que é levado muito a sério por causa dos benefícios que trazem à toda a comunidade”, analisou.

O programa é realizado semanalmente nos colégios e tem como principais objetivos incentivar os moradores a separarem o lixo orgânico do reciclável; sensibilizar a comunidade para correta destinação final dos resíduos; promover a segurança alimentar das famílias fazendenses; além de incentivar a produção da Agricultura Familiar do município.

O programa consiste na troca do material reciclável (papel, papelão, vidro, sucata ferrosa e não ferrosa, pet, plásticos e baterias) por hortifrútis (frutas e verduras), em que para cada 3 kg de material reciclável são revertidos em um 1 kg de hortifrútis.

Desde sua implantação, o Troca Verde tem obtido resultados satisfatórios, pois além de conseguir um grande volume de reciclável para os catadores, ainda sensibiliza a população sobre a triagem dos resíduos sólidos.

O projeto já foi finalista e ganhou como segundo lugar no Prêmio SEBRAE Prefeito Empreendedor em 2013, categoria “Pequenos Negócios do Campo”.

 

Continuar lendo

Artigos Relacionados