CidadesTijucas do Sul

Prefeitura de Tijucas do Sul promove evento em comemoração ao Dia da Mulher

 

No dia 09 de abril a Prefeitura Municipal de Tijucas do Sul, em parceria com as Secretarias de Assistência Social e Cidadania, Saúde, Educação e de Cultura e Esportes e com diversos empresários e comércios do Município, promoveu um grandioso evento em comemoração ao Dia da Mulher. Durante o dia mais de 400 mulheres puderam aproveitar diversos serviços oferecidos à elas.

Desde às 8:00h da manhã a fila para agendamento e retirada de senhas já se formava no Salão de Festas da Igreja Matriz, que estava decorado com banners e cartazes feitos pelos alunos e escolas do município que homenageavam as mulheres, e os stands da Secretaria de Assistência Social e Cidadania, do Centro de Estética Facial e Corporal Sônia e das Farmácias Hiperfarma e Santa Terezinha já estavam oferecendo serviços de estética e beleza às mulheres, como: massagens, escova, manicure, maquiagem, design de sobrancelhas e limpeza de pele.

A abertura oficial do evento deu-se às 9:00h com vídeo de homenagem e discurso do Prefeito Antônio César Matucheski, no qual agradeceu o apoio das Secretarias e empresas colaboradoras e a presença das mulheres no evento em comemoração ao dia delas.

Entre sorteios e brincadeiras, muitos prêmios foram entregues às presentes, que também aproveitaram para cuidar da saúde, aferindo sua pressão arterial, fazendo teste rápido de diabetes e exercícios de fisioterapia do stand da Secretaria de Saúde. Todas as brincadeiras, que foram organizadas pela Secretaria de Assistência Social e Cidadania, tinham como tema a Mulher, como: declamação de poemas que as exaltavam, jogo de perguntas e respostas sobre mulheres que fazem parte da História e outras brincadeiras que divertiram e premiaram.

O stand da Secretaria de Saúde, também prestou serviço de informação através do Departamento de Vigilância em Saúde, que falou aos que visitaram o balcão sobre zoonoses, apresentou bichos peçonhentos encontrados na região e alertou sobre a prevenção de doenças transmitidas por insetos, como a dengue e a lagarta lonomia.

A saúde da mulher foi pauta das mais diversas formas, como por exemplo no espaço da Fisioterapia, que ensinou as mulheres a prevenirem, com exercícios de fortalecimento pélvico, o prolapso genital, mais conhecido como bexiga caída, que é provocado por causa da fragilidade dos músculos da pélvis.

Ao longo do dia a Professora de Educação Física Jéssica dos Santos levantou o astral da mulheres dando aula de mexe fitness, que é uma aula de dança livre, com ritmos agitados e variados e colocou as mulheres para dançar, se divertir e alongar.

Luciane começou o dia fazendo massagem relaxante com a Massoterapeuta Renata. “Gostei tanto que até peguei o contato da Renata para poder fazer mais massagens com ela.”. Após relaxar com a massagem, Luciane ganhou prêmios nas brincadeiras e conta que estava gostando muito da iniciativa, que ficou muito contente com o prêmio que recebeu e que aproveitou o dia dançando com a Professora Jéssica.

O evento tinha como público mulheres de todas as idades, como descreveram a Dona Lurdes, sua filha Rosiliane e sua neta Jenifer. As mulheres da família Waloski aproveitaram a tarde juntas no evento, fazendo limpeza de pele e sobrancelhas.

Temas importantes foram abordados no evento, como alimentação saudável, qualidade de vida e violência. A Psicóloga Egna Ferreira falou sobre violência contra a mulher e reforçou os canais de denúncia, que podem ser feitas por qualquer pessoa, através do número 180 ou diretamente na Secretaria de Assistência Social e Cidadania.

Os alunos da Escola Municipal Professora Leovanil Camargo, prestaram diversas homenagens que emocionaram as presentes, com apresentações de músicas que falavam sobre todas as qualidades da mulher e sobre sua importância. Essas homenagens se estenderam ao longo do evento, que teve uma última homenagem prestada pelo Prefeito César e a Esteticista Sônia, que também foi voluntária, fizeram um dueto de voz, violão e teclado com canções dedicadas às mulheres.

Cícera Ramalho participou de diversas brincadeiras e levou prêmios para a sua casa. Além de dançar, ela fez escova no cabelo e ficou empolgada com a iniciativa. “Poderia ter esse tipo de evento mais vezes. Estou triste porque acabou, poderia durar mais”, disse Cícera após ficar a tarde toda aproveitando um tempo dedicado à ela, pois disse que se sentiu muito à vontade para dançar e se divertir com as brincadeiras

O encerramento do evento fez jus ao Dia da Mulher, oferecendo ao final do dia um café colonial e uma mesa de frutas ficaram à disposição para que se servissem à vontade enquanto o Prefeito César interpretava canções de MPB a também aproveitou para responder perguntas feitas pelas mulheres sobre os serviços públicos e agradecer aos empresários, comércios locais, voluntários, colaboradores e todos que participaram e trabalharam para o sucesso do evento.

 

Continuar lendo

Artigos Relacionados

Skip to content