Paraná quer vacinar toda a população até outubro

Beto Preto diz que Paraná quer vacinar toda a população adulta do estado até outubro. Foto: Dálie Felberg/Alep

AEN PR

O secretário estadual da Saúde, Beto Preto, disse nesta quarta-feira (9) que o Paraná quer vacinar toda a população adulta contra a Covid-19 até o mês de outubro. A previsão tem como base a chegada cada vez mais recorrente de imunizantes e vai de encontro com datas estimadas por outros estados, como São Paulo e Rio Grande do Sul. Segundo Beto Preto, é importante avançar cada vez mais rápido com as aplicações. “Agora, mais do que nunca, temos que baixar a idade de imunização da população geral. O Ministério da Saúde coloca meta para dezembro para a primeira dose. Estamos colocando como meta final de outubro, sendo bastante ortodoxo e econômico para não criar falsas expectativas e incentivando que todos tomem a vacina”, disse. A fala aconteceu durante a prestação de contas referente ao primeiro quadrimestre na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep).

Vacinação

Segundo a Sesa, o Paraná já ultrapassou a imunização completa (duas doses) de 10,7% da população geral, estimada em 11,5 milhões. Segundo levantamento divulgado nesta quarta-feira, 4.107.914 imunizantes foram aplicados no Paraná desde 18 de janeiro, sendo quase 3 milhões de pessoas imunizadas com a primeira dose e 1,2 milhão com as duas.

Janssen

Também nesta quarta, o Governo do Estado anunciou que vai usar as vacinas da Janssen, fabricada pelo braço farmacêutico da Johnson & Johnson, para avançar na imunização contra a Covid-19 do quadro prioritário. Serão contemplados profissionais do transporte coletivo rodoviário de passageiros; do transporte ferroviário; do transporte aquaviários; e caminhoneiros. De acordo com o Plano Estadual de Vacinação, esse grupo é formado por 178,6 mil pessoas.

Veja também...