Paraná estima concluir vacinação de adolescentes com comorbidades em 40 dias

 Paraná estima concluir vacinação de adolescentes com comorbidades em 40 dias
Spread the love
Secretário de Saúde do Paraná, Beto Preto (RPC)

G1 Paraná

O secretário estadual de Saúde do Paraná, Beto Preto, disse que a vacinação contra a Covid-19 dos adolescentes com comorbidades, entre 12 e 17 anos, deve ser concluída em cerca de 40 dias no estado. Em entrevista à RPC, nesta segunda-feira (27), Beto Preto comentou que nesta semana, a secretaria pretende avançar com a imunização de adolescentes com comorbidades que tenham 16 anos e, em seguida, ir abrindo novos grupos de idades mais baixas. “Minha percepção é que, nesta semana, possamos começar 16 anos, paulatinamente, 16, e ir descendo. Não vai acontecer em uma semana, em 10 dias. Essa vacinação de 17 a 12 anos, vai demorar uns 40 dias para acontecer, no seu todo”, disse. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, o público geral dos adolescentes deve ser vacinado, com a primeira dose, até o fim do ano.

O governador Ratinho Junior (PSD), na mesma data, informou que a vacinação para adolescentes com comorbidades começaria na quinta-feira (23). A Secretaria de Estado de Saúde (Sesa) estima que o Paraná possui cerca de 950 mil adolescentes. Entre os que possuem comorbidade, a pasta disse que ainda verifica o número real, mas afirmou que representam cerca de 10% do total.Para este público, a campanha ocorre em ordem decrescente de idade, começando pelos de 17 anos até chegar aos de 12. O estado também considera a aplicação das doses para adolescentes com deficiências permanentes, gestantes ou que tiveram filho há até 45 dias, indígenas e privados de liberdade.

Paraná anunciou a vacinação de adolescentes, a partir de 17 anos, no estado — Foto: Pedro Ribas/Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba

A idade de 17 anos para primeiro grupo de adolescentes a serem imunizados, conforme o estado, foi estabelecida por ser o público com doses garantidas. Este grupo deve ser imunizado com vacinas da Pfizer.

O Ministério da Saúde não enviou lotes específicos para o público dos adolescentes, conforme o estado, e os municípios devem fazer uso das doses remanescentes da reserva técnica, que correspondem a 5% das doses que chegam em todos os lotes.

oreporter

Related post