Nova gasolina já está à venda e é mais cara

 Nova gasolina já está à venda e é mais cara
Spread the love
Nova gasolina é vendida aos consumidores na Capital

Da Assessoria

Desde segunda-feira (3) toda a gasolina vendida pelas refinarias brasileiras ou importada deve atender a novas especificações de qualidade aprovadas em janeiro com o objetivo de melhorar a eficiência do combustível vendido no Brasil. O novo combustível será mais caro, mas promete ser mais eficiente, reduzindo o consumo em 6%. Em 90 dias, a partir de segunda-feira, a nova gasolina deve estar disponível em todos os postos do país. Distribuidoras e postos ainda terão prazo para eliminar os estoques de gasolina antiga, com o prazo de final de 3 de novembro para o fim da venda da gasolina antiga.

Com melhor qualidade, a nova gasolina é mais cara – importadores falam que estão pagando R$ 0,07 a mais por litro – mas o governo defende que o ganho de eficiência nos motores pode compensar o aumento de custos. A Petrobras já vem produzindo em um padrão ainda superior, previsto para entrar em vigor apenas em janeiro de 2022.Entenda o que muda com as novas especificações:

Massa específica ou densidade

A legislação brasileira não estabelecia limite mínimo de densidade, permitindo a produção ou importação de gasolinas mais “leves” ou com compostos químicos que reduzem o rendimento. A adoção de uma densidade mínima significa que a gasolina terá uma quantidade maior de energia por litro, explica o diretor de Combustíveis da Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA), Rogério Gonçalves.

oreporter

Related post