DestaqueQuitandinha

Maria Julia participa de Encontro de Gestores Municipais de Saúde

A prefeita de Quitandinha, Maria Julia, participou na terça-feira (14), no Expo Unimed, em Curitiba, do Encontro de Gestores Municipais de Saúde, promovido pela Secretaria de Estado da Saúde. Com a presença do governador Beto Richa, do secretário de Estado da Saúde, Michele Caputo Neto e de outras autoridades, foi apresentado os programas estratégicos e ações desenvolvidas pelo Governo no setor. Cerca de 800 pessoas participam do encontro.

Richa lembrou dos avanços na área da saúde no Paraná e destacou que o governo destinou, entre 2011 e 2016, R$ 15 bilhões ao setor – mais que o dobro do que os oito anos da gestão anterior. “Posso dizer com muito orgulho e segurança que o Paraná é referência nacional na área da saúde. Temos visto muita dificuldade na saúde pública no Brasil, mas em nosso Estado, graças aos investimentos do nosso governo e ao ajuste fiscal que fizemos, temos recursos para investir nesta área essencial”, disse.

Os gestores puderam tirar dúvidas quanto às formas de financiamento, as contrapartidas previstas e os canais disponíveis para ampliar o acesso da população à saúde pública. Na programação estão palestras e painéis sobre gestão do sistema de saúde e apresentação de projetos do governo e de cases de ações desenvolvidas por equipes municipais. O secretário de Estado da Saúde, Michele Caputo Neto, explicou que o encontro segue o que foi iniciado em dezembro do ano passado, quando o Governo do Estado reuniu, em Foz do Iguaçu, os prefeitos eleitos e reeleitos para apresentar as ações de todas as secretarias. “Temos uma série de políticas de incentivos que beneficiam diretamente as prefeituras. Por isso, este encontro é fundamental para que prefeitos e secretários saibam de que forma podem acessar esses recursos”, disse.

Maria Julia ressaltou o apoio do Governo aos municípios paranaenses. “Quitandinha priorizou a saúde como uma das principais plataformas de governo. O governador Beto Richa, que é do nosso partido, o PSDB, tem olhado com carinho e responsabilidade os municípios paranaenses. Temos muito por fazer no setor de saúde. As melhorias vão acontecer, pois temos um governo que aporta recursos e faz investimentos para contribuir com os municípios que passam por dificuldades”, comenta Maria Julia.

Além de melhorias no hospital, Maria Julia está buscando apoio para melhorar as condições de atendimentos nos postos de saúde, especialmente os localizados nas comunidades rurais. “Vamos promover muitas melhorias neste setor e a certeza de que a população será bem atendida em nosso governo”, finaliza a prefeita Maria Julia.

No Paraná, o Governo do Estado é responsável por uma série de programas que beneficiam diretamente os municípios, como a Rede Mãe Paranaense, de atenção materno-infantil; HOSPSUS, que beneficia hospitais públicos e filantrópicos que atendem pelo SUS; APSUS, de qualificação da atenção primária à saúde; e o VigiaSUS, que busca fortalecer e qualificar as ações de Vigilância em Saúde em todos os municípios do Paraná, entre outros.

O governador Beto Richa abriu os trabalhos do Encontro de Gestores Municipais de Saúde na manhã desta terça-feira (14), no Expo Unimed, em Curitiba. O encontro, promovido pela Secretaria de Estado da Saúde, apresenta aos prefeitos e secretários municipais de saúde dos 399 municípios paranaenses os programas estratégicos e ações desenvolvidas pelo governo no setor. Cerca de 800 pessoas participam do encontro, que segue até a quarta-feira (15).  Foto: Jaelson Lucas / ANPr
Continuar lendo

Artigos Relacionados

Skip to content