Mandirituba conquista prêmio Gestor Público do Paraná

Da Assessoria

Nesta última quarta-feira, 24/, Mandirituba foi contemplada na cerimônia do Prêmio Gestor Público Paraná, na modalidade de Tecnologia e Inovação, com o Projeto: “Internet de Qualidade nas comunidades Rurais”. Com a escalada da Pandemia, uma demanda por internet de qualidade e que chegasse ao interior do município foi intensificada, pois surgiu a necessidade de levar internet para os alunos que iniciavam suas aulas na modalidade EAD e também, para facilitar o acesso a tecnologias que auxiliariam a amenizar os impactos do isolamento social, o Prefeito Luis Antonio Biscaia sempre teve essa preocupação em sua gestão, mesmo antes da Covid 19: “Precisamos que a internet chegue com velocidade no meio rural, nas pequenas comunidades que vivem da agricultura. Internet não é luxo, é necessidade do nosso tempo, um direito que precisa ser assegurado à nossa população, pois o povo tem direito a se manter informado, e a internet é o melhor meio para isso, para evitar grandes gastos com publicidade, grande parte das informações dos órgãos públicos, é divulgado nas redes sociais, meio barato e dinâmico de informar o povo, mas se não tiver sinal de internet, não tem como garantir a eficiência no acesso à informação.”, disse o prefeito.

Segundo o Secretário de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho de Mandirituba, Wagner Brasque, foram realizados vários levantamentos no município, para criar indicadores confiáveis: “Dentre as famílias que possuem internet em casa, 33% têm dificuldade para pagar os custos mensais com o serviço e quando chove, a internet fica ruim ou falha, “com muita frequência”, para 41% das famílias, ter esses dados era primordial para saber por onde o projeto deveria começar.” explanou Wagner. Os levantamentos também apontaram que penas 11% das famílias que vivem nessas comunidades têm computador, as demais utilizam celulares com planos de dados limitados para ter acesso a informações sobre a pandemia de covid-19, estudar, trabalhar, acessar conteúdos religiosos e culturais e se conectar com a comunidade. Os levantamentos de Mandirituba evidenciaram, também, que a desigualdade no acesso à rede tem consequências diretas na vida das mulheres trabalhadoras rurais. Um exemplo neste sentido é que muitas tiveram que contar com a ajuda de vizinhos ou mesmo se deslocar da comunidade para ter acesso ao auxílio emergencial.

Desde 2013, Mandirituba envia seus projetos para análise do Prêmio, porém, só na gestão Luis Antonio Biscaia, o município foi contemplado em todos os anos desde 2017, mostrando a qualidade dos projetos que vêm sendo desenvolvidos pela atual Gestão. Nascido em 2013, o Prêmio Gestor Público Paraná é uma iniciativa do Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná que visa incentivar e premiar boas práticas da gestão pública municipal. Ao longo destes 8 anos, o PGP-PR se consolidou como uma das mais importantes premiações do Brasil neste segmento, com projetos que hoje servem de inspiração para gestores públicos de todo o país.

Veja também...