CidadesDestaquePolíticaTijucas do SulTijucas do SulÚltimas Notícias

Lixo doméstico é jogado pela prefeitura de Tijucas do Sul a céu aberto 

Moradores da Rua Manoel Alves de Oliveira, área central de Tijucas do Sul, inconformados com o descarte de lixo doméstico no antigo pátio da prefeitura, denunciaram o descaso aos vereadores José Antônio dos Santos (presidente), Claudemir Pereira da Rocha, Clodomir Ferreira da Rocha. No local, foram encontradas toneladas de lixo doméstico, que segundo moradores, foram deixados ali pela equipe da prefeitura. A Polícia Militar foi chamada para confecção de boletim de ocorrência. Já foi feito uma denúncia no Instituto Ambiental do Paraná e no Batalhão de Polícia Ambiental (Força Verde). Na sequência serão protocoladas denúncias no Ministério Público do Meio Ambiente, Instituto das Águas e Ministério Público do Trabalho.

O presidente Zé Antônio criticou veementemente o lixo jogado praticamente no centro do município. “Aqui ao lado tem a biblioteca, casa lotérica e muitas moradias. O cheiro está insuportável. Onde está o respeito com os moradores? Tudo isso deveria ser levado para o aterro sanitário e, se está aqui esta sujeira, é porque a prefeitura não contratou empresa especializada. Infelizmente é mais um descaso desta administração”, opinou Zé. “Alguém falou que é um depósito de lixo temporário. Mas e o respeito com os moradores da região?”.

Já o vereador Clodomir Ferreira foi mais enfático. Disse que o prefeito Cezar não cumpre as promessas de campanha. “Tanto tempo passou e ele não resolveu ainda qual empresa vai recolher o lixo para encaminhamento para o aterro. Um ano e três meses passaram e cadê a licitação para escolha da empresa? O senhor prometeu um governo trabalhando em cima de planejamento, mas onde está este planejamento? O senhor assumiu a prefeitura criticando a outra administração, dizendo que Tijucas viveria outro momento. Estamos vendo este novo momento, com a prefeitura jogando lixo das casas a céu aberto. O seu governo está sendo uma vergonha para todos nós”, esbravejou Clodomir.

E os moradores em volta do lixão, estão revoltados com o desleixo da prefeitura, em jogar lixo no centro da cidade. Anibal Ramos, morador das proximidades, criticou o prefeito Cezar. “Prometeu tanta coisa e nada. Está na hora dele começar a administrar a cidade, pois estamos observando muita lentidão. Infelizmente temos que assistir calados a tantos descasos”, disse Anibal.

Leia mais:

Autoridades de Tijucas do Sul pedem para que o acesso ao bairro da Campina seja reaberto

Com certidões em dia, Prefeitura de Tijucas do Sul se prepara para receber recursos no próximo ano

Coincidentemente, quando os vereadores e equipe de reportagem estavam no local, o vice-prefeito Romilson Batista, que ocupa uma das secretarias municipais, passou pelo local, informando que tudo seria retirado do local. A vistoria aconteceu perto das 10 horas e por volta das 16 horas, as toneladas de detritos não estavam mais no local. “Onde foi parar ninguém sabe”, comentou o Dr. Evandro, assessor jurídico da Câmara de Vereadores.

Segundo o Dr. Evandro Krachinski, imagens e fotos do lixo a céu aberto estão sendo anexadas nos processos (mais de um) e adverte que os órgãos ambientais são rigorosos neste tipo de situação. “Tijucas do Sul é um município com densas florestas e parte da Serra do Mar está no município. Não se permite que os lixos das casas sejam jogados a esmo, em qualquer lugar. Vamos pedir, nos processos, que o gestor municipal seja exemplarmente punido. Eu acredito que o prefeito não ficará impune por este tipo de situação”, finaliza o Doutor Evandro.

Da redação

Continuar lendo

Artigos Relacionados

Skip to content