DestaqueLapaPolícia

Lapa conquista avanços na Segurança Pública

Curso de formação de soldados, regresso de policiais e operações especiais foram definidas em encontro no Comando-Geral

Parceria entre Prefeitura da Lapa e Comando da Polícia Militar garante Curso de Formação no município

Por Léo Souza, com informações da Assessoria

De acordo com as estatísticas oficiais, a criminalidade diminuiu significativamente no município da Lapa, Região Metropolitana de Curitiba (RMC). Mas esses números não impedem o governo municipal de procurar melhorias para a Segurança Pública. Os representantes das autoridades municipais estiveram reunidos em Curitiba, com o Comandante Geral da PM, Coronel Péricles de Matos.

A finalidade do encontro era buscar melhorias na segurança pública do município. A comitiva lapeana contou com o Deputado Estadual Alexandre Curi, o Prefeito Paulo Furiati, o Vereador Sargento Otávio e o Subcomandante do 28º Batalhão de Polícia Militar Major Helio Hornung. “Temos balanços estatísticos que mostram que a criminalidade diminuiu na Lapa, mas precisamos manter e avançar mais na questão da segurança pública”, declarou Furiati.

Após o anúncio pelo Governo do Estado do Concurso Público a ser realizado ainda este ano para novos soldados da Polícia Militar e dos Bombeiros, o Governo Municipal em conjunto com o 28º Batalhão e o Vereador Otávio viram a necessidade da Lapa sediar uma das turmas da Escola de Formação de Soldados. Esta medida visa, acima de tudo, facilitar que os novos praças permaneçam na cidade, destacados nesta unidade policial.

O Coronel Péricles de Matos assegurou que o município será contemplado pelo Governo do Estado e comando da Polícia Militar. “Dentro da distribuição do efetivo que será contratado a partir do resultado do Concurso, a Lapa vai ganhar uma turma do curso de formação, para que a cidade conheça os policiais que atuarão na região”, garantiu.

Policiais moradores da Lapa serão recambiados de outras unidades

Policiais Militares destacados em outras unidades vão retornar à Lapa

Na oportunidade, o Comandante anunciou também o retorno imediato ao 28º Batalhão de 14 policiais moradores da Lapa, que estão destacados em outras unidades. Esse incremento no efetivo deve acontecer nos próximos dias.

Péricles destacou também os números positivos que comprovam a redução dos índices de criminalidade na cidade, mas garantiu que é necessário intensificar as ações a partir da inteligência da polícia. “Teremos novas operações especiais de combate ao crime na cidade, com reforço do efetivo da Capital e do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE)”, adiantou.

O Vereador Sargento Otávio Rodrigues, policial aposentado, comemora a conquista para a cidade. “Foram três importantes ganhos na segurança pública, que recebemos com otimismo”, destacou.

Lapa sediará curso de Formação de Soldados da PM e do Corpo de Bombeiros 

Incluindo o estágio operacional, o Curso de Formação de Soldados tem, em média, um ano de formação. Aliado a disciplinas como Técnicas Policiais Militares; Defesa Pessoal; Educação Física; Chefia e Liderança, Técnicas de Abordagens e Tiro Policial, os alunos recebem, durante o curso, módulos como Filosofia de Polícia Comunitária, Direitos Humanos e Estudo do Direito.

Imagens: Assessoria de Comunicação Social

Tags
Continuar lendo

Artigos Relacionados

Skip to content