CidadesCuritibaDestaqueGeral

Horário de eletrônicos confunde população fazendense

Alguns celulares e computadores realizaram alteração automaticamente para o extinto Horário Brasileiro de Verão (HBV) e fizeram muitas pessoas sair mais cedo da cama

Profissional de Educação Física, Rosana Rúbia, foi apanhada de surpresa com a atualização automática do horário no aparelho celular

Por Léo Souza

O Horário Brasileiro de Verão (HBV) foi extinto em 25 de abril deste anos pelo presidente Jair Bolsonaro. O decreto que cancelou o horário de verão neste ano foi assinado pelo presidente, porque segundo os estudos técnicos, apontaram que a economia de energia no período não era significativa.

Mesmo com o final do horário brasileiro de verão, alguns aparelhos eletrônicos, como celulares, computadores, notebook e tabletes adiantaram uma hora na virada do sábado (19) para o domingo (20). É que, se estivesse em vigor, o HBV começaria à zero horas deste domingo (2019/2020).

Em Fazenda Rio Grande, a profissional de Educação Física Rosana Rúbia, foi surpreendida na manhã deste domingo. O celular dela despertou uma hora mais cedo que o normal. Ao visualizar o relógio digital do aparelho, imaginou que estivesse atrasada para o compromisso profissional da manhã. “Corri para adiantar tudo, achando que estivesse atrasada. Perguntei ao meu marido, que me informou o horário correto e deu para descansar mais um pouco”, brincou Rosana, que chegou ao compromisso dentro horário previsto.

Atualização nos aparelhos eletrônicos

Os aparelhos eletrônicos realizam a atualização automática de acordo com o Banco de Dados Global da Iana (Autoridade para Atribuição de Números de Internet, na sigla em inglês). Esse banco de dados é usado pelos dispositivos eletrônicos.

Para o usuário evitar a confusão, é necessário entrar no sistema de configuração de horários e desmarcar opções automáticas de “data e hora” e de “fuso horário”.

Tags
Continuar lendo

Artigos Relacionados

Skip to content