França e Alemanha querem ter acesso a mensagens criptografadas

 França e Alemanha querem ter acesso a mensagens criptografadas
Spread the love

A medida está sendo defendida pelos dois países como forma de combater a ameaça terrorista

A criptografia é uma funcionalidade que está sendo progressivamente adotada por várias empresas tecnológicas e integrada aos seus respectivos aplicativos de mensagens, na tentativa de responder ao desejo dos seus usuários. A França e a Alemanha não se opõem a isto, desde que tenham uma forma de acessar a tais conteúdos criptografados.

Segundo informa a Reuters, a medida foi proposta em conjunto pelos governos de França e da Alemanha, com os ministros do Interior, Bernard Cazeneuve e Thomas de Maizière (respectivamente). Eles explicam que a criptografia “constitui um desafio durante as investigações”, propondo que apps como o WhatsApp ou o Telegram “removam conteúdo ilícito” ou “desencriptografem mensagens” quando se trate de uma investigação relacionada com terrorismo.

“A segurança é uma competência nacional, mas criar a estrutura certa a nível europeu ajudará os estados membros a realizarem o seu dever de proteger os seus cidadãos”, declarou à Reuters um porta-voz da Comissão Europeia.

Em reação ao The Verge, o responsável por tecnologia e direitos humanos da Amnistia Internacional, Elsayed-Ali, apontou que todos os esforços serão infrutíferos.

“Podem conseguir parar algumas empresas de usar [criptografia], mas as pessoas que a queiram usar vão continuar fazendo”, dando a entender que existirão sempre aplicativos capazes de o fazer.

Fonte: Notícias ao minuto

 

oreporter

Related post

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *